Tempo
|
A+ / A-

Correntes d'Escritas. Juan Gabriel Vásquez agradece ao tradutor

24 fev, 2018 - 20:06 • Maria João Costa

Escritor colombiano ganhou o prémio principal do festival literário da Póvoa de Varzim.

A+ / A-

No fecho da 19.ª edição do Festival Correntes d'Escritas na Póvoa de Varzim, foi entregue o Prémio Literário Casino da Póvoa ao escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez pelo livro “A Forma das Ruínas”.

Na hora do discurso, Juan Gabriel Vásquez agradeceu o trabalho do tradutor, o poeta Vasco Gato.

“Nenhuma das palavras que o júri premiou foram escolhidas por mim. Todas as palavras que o júri premiou foram escolhidas e colocadas no lugar certo pelo tradutor, um grande poeta, o Vasco Gato a quem quero felicitar a agradecer pelas suas palavras que foram as minhas”, disse.

“A Forma das Ruínas” é um livro em que o autor mergulha nas memórias da violência na Colômbia.

“Esta história é a de todos. Todos os países têm fantasmas e esqueletos no armário. Todos passamos a vida a pensar em contar historias. Espero que aprendam algo que entendam e que antes não sabiam se tiverem tempo e a generosidade de ler as páginas do meu livro”, acrescenta.

Juan Gabriel Vásquez leva no avião de regresso a casa 20 mil euros e uma lancha poveira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+