Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Museu de Madrid mostra “constelação de obras” de Fernando Pessoa

06 fev, 2018 - 07:53

Primeiro-ministro marca presença na inauguração, esta terça-feira. A exposição no Reina Sofia abre ao público na quarta.

A+ / A-

A cidade de Madrid acolhe, a partir desta terça-feira e no Museu Reina Sofia, uma exposição dedicada a Fernando Pessoa intitulada “Fernando Pessoa – Toda a Arte é uma Forma de Literatura”.

A mostra, aberta ao público a partir de quarta-feira, é feita a partir de obras de arte que atravessaram a fronteira. Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros e Eduardo Viana são alguns dos artistas presentes na exposição.

“É uma constelação de obras bastante heterogénea”, diz à Renascença João Fernandes, subdiretor do museu e comissário da mostra.

A frase “Toda a Arte é uma forma de Literatura”, que dá titulo à exposição, é da autoria de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa – o poeta que os espanhóis vão agora redescobrir na exposição que fica até 7 de maio no Museu Reina Sofia.

“Pessoa é felizmente conhecido dos espanhóis, é em Espanha um autor bastante editado e bastante lido. Aquilo que talvez não seja conhecido é todo um contexto cultural que de certo modo Pessoa protagonizou”, afirma João Fernandes.

A exposição conta com 160 obras de 20 artistas de várias instituições públicas e privadas e é organizada em coprodução com a Fundação Calouste Gulbenkian.

O Museu Rainha Sofia é o mais visitado de Espanha e um dos mais visitados em todo o mundo, com mais de 3,6 milhões de entradas em 2016.

A inauguração é esta terça-feira, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, que vai aproveitar a deslocação à capital espanhola para almoçar com o seu homólogo, Mariano Rajoy.

Uma das matérias a tratar neste encontro será a visita de Estado que o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá fazer a Espanha durante o primeiro semestre de 2018 e que ainda não tem data marcada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+