Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gravuras inspiradas em Peter Pan renovam “O Mundo Fantástico de Paula Rego”

22 ago, 2017 - 09:42

A exposição, com as novas peças, fica patente até 27 de Setembro.

A+ / A-

A exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, patente em Lisboa, recebe novas gravuras da pintora, inspiradas na obra literária “Peter Pan”, de J.M. Barrie.

A curadora da exposição, Catarina Alfaro, coordenadora da Casa das Histórias Paula Rego, disse à agência Lusa que as 21 novas gravuras datam de 1992 e substituem as gravuras inspiradas no romance “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë, que datam de 2002.

Nas obras que vão ser expostas “a pintora usou a técnica da água-forte, água-tinta e às vezes a cor, enquanto na série ‘Jane Eyre’ experimentou a litografia e também alguma cor”.

“São obras diferentes que se baseiam em obras literárias diferentes”, disse a curadora, que citou algumas das obras, nomeadamente, “The Neverland”, “Learning to Fly”, “Wendy’s Song” e “Peter in the Bird’s Nest”.

Dinamizar a exposição aproveitando a “vasta obra da Paula Rego” foi a justificação dada por Catarina Alfaro para a apresentação de novas obras de arte, que se ligam à temática exposta e “multiplicam este efeito do mistério da obra de Paula Rego”.

“A própria génese da obra da Paula Rego é muito aberta, muito livre, sem fronteiras; ela aborda os seus temas a partir de uma análise pessoal e necessariamente as obras delas comunicam muito com o presente. Ela faz um conjunto de obras muito interventivas, nomeadamente aquela série de obras na altura que houve um grande abstenção, sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, em 1998”, afirmou.

“O seu trabalho, à partida, está próximo de todos”, disse, mas reconheceu que expor num centro comercial “é mais democrático, mais visitado” que um museu, o espaço ideal para ver a obra da pintora.

A exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego” encontra-se patente ao público no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e, desde a inauguração no passado dia 27 de Junho, já recebeu mais de 120.000 visitas.

A exposição, com as novas peças, fica patente até 27 de Setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+