Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há quatro tipo de utilizadores no Facebook. Saiba qual é o seu

13 jul, 2017 - 19:24

É um "selfie" ou um "arquitecto de relações"?

A+ / A-

Arquitectos de relações, pregoeiros, espectadores e “selfies”. São estes os quatro tipos de utilizadores do Facebook, segundo um novo estudo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brigham Young, nos EUA.

As quatro categorias de utilizadores resultaram da análise de inquéritos e entrevistas a 47 americanos, dos 18 aos 32 anos.

Um dos investigadores, Kris Boyle, referiu que se as pessoas conseguirem “reconhecer os seus hábitos há, pelo menos, uma tomada de consciência”, já que a maior parte das pessoas não sabe porque usa de certa forma o Facebook.

1. Arquitectos de relações

Os arquitectos de relações utilizam o Facebook para fortalecer as suas relações familiares e de amizade. Para eles, a rede social é um “espaço para contar histórias pessoais, onde a informação flui livremente entre amigos e família”.

Uma das “arquitectas de relações” inquiridas revelou que não telefonava para a sua família, usava apenas o Facebook para comunicar. “É uma maneira fácil de dizer ‘Olá’ e demonstrar afecto”, escreveu.

Este tipo de utilizadores costuma ser muito activo no Facebook, tanto a comentar e a publicar como a partilhar e a visualizar imagens e vídeos.

2. Pregoeiros

Os pregoeiros distinguem o virtual do real no Facebook. Publicam informações para uma ampla rede de pessoas, tanto amigos como desconhecidos, e não esperam uma resposta. A maioria das suas publicações são convites para eventos ou observações sobre questões controversas da actualidade que consideram importantes.

Os membros desta categoria preferem telefonar directamente às pessoas. “Não falo com a minha família pelo Facebook. Eles são mais importantes que isso”, sublinhou um destes utilizadores.

Os detalhes sobre a sua vida privada raramente são revelados pelos pregoeiros. Os jornalistas, activistas e organizadores de eventos são normalmente os pregoeiros do Facebook.

3. Espectadores

Os espectadores sentem a obrigação de estar no Facebook porque entendem que a rede social faz parte do dia-a-dia moderno, mas raramente divulgam informação pessoal e fazem publicações ou comentários. Querem, sobretudo, ver o que os outros fazem.

Um dos espectadores do Facebook disse aos investigadores da Universidade de Brigham Young: “Não é sítio para publicar coisas sobre mim ou o sobre o que fiz no domingo. Aqueles que me quiserem conhecer vão estar perto de mim a fazer coisas comigo”.

4. Selfies

São tão activos no Facebook como os arquitectos de relações, mas usam a rede social com o objectivo de chamarem a atenção para eles próprios. Sentem-se reconhecidos e apreciados quando as outras pessoas gostam ou comentam as suas publicações.

“É inútil tirar uma fotografia e deixá-la no meu telemóvel. A partir do momento em que a publico no Facebook, mostra que fiz alguma coisa com ela”, disse um dos “selfies”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ora pois!
    14 jul, 2017 do cemitério 12:36
    O facebook serve para tudo, serve para espectadores, estes só observem, não publicam, não partilham, não curtem nada, não comentam nada. Tanto faz tê-los no facebook ou não a m-d- é a mesma. Os cuidadosos, acham que vão dar a conhecer a sua ignorância, a sua personalidade e a sua vida, por isso estes nunca metem publicações, não comentem, não curtem, um zero! Muitos destes já os tenho eliminado. Outros que ainda fazem parte do Facebook, são os duvidosos, como andam sempre em silencio, fica-se sempre na dúvida se são sábios e sabem demais mas usam o silêncio para não perder tempo com os ignorantes ou então só calam porque também não têm assunto e quem sabe ainda são mais ignorantes que aquilo que se pensa, costuma-se dizer que um burro em silêncio é tão sábio quanto um sábio em silêncio. Ainda serve para a vaidade de quem se acha fotogênico, então só publica fotos. Só falta tirar foto ao cu e ao cifão…. Com este tipo de gente é como abrir um frigorifico e encontrá-lo vazio.
  • Rui
    13 jul, 2017 Lisboa 19:44
    Muito útil esta informação, muito obrigado à rádio renascença por divulgar, muito obrigado mesmo.

Destaques V+