Tempo
|

Estes lugares de Portugal são os melhores do mundo

Estes lugares de Portugal são os melhores do mundo

Tempo
|
A+ / A-

26 mai, 2017 - 16:57 • Marta Grosso

Cidades, praias e até aeroportos. Dizem os especialistas em viagens que temos do melhor que há na Europa e no mundo.

A+ / A-

As notícias sucedem-se, semana após semana: Portugal tem a melhor praia, a melhor cidade, o melhor restaurante. Os elogios afagam o ego dos portugueses e põem o país no topo da agenda turística internacional.

PRAIAS

A Rota Vicentina está entre os seis trilhos litorais mais espectaculares do mundo, diz a Condé Nast Traveler, uma conhecida e prestigiada publicação sobre viagens.

“A suave brisa do mar e dunas salpicadas de flores silvestres” tornam este trilho “perfeito para quem procura os prazeres inocentes de umas férias à beira-mar longe de multidões”, diz a revista.

A mesma publicação destacou, em Abril, "oito praias secretas e maravilhosas em Portugal”, do Algarve aos Açores. São elas: Praia da Baleeira (Serra da Azoia, Setúbal), Praia do Carvalho (Benagil, Lagoa), Praia da Franquia (Vila Nova de Mil Fontes, Odemira), Praia da Arrifana (Aljezur), Praia do Cavaleiro (Odemira), arquipélago das Berlengas (Peniche), ilha da Fuseta (Olhão) e Ribeira das Tainhas (São Miguel, Açores).

Este mês, a Praia de Galapinhos, em Setúbal, foi considerada a melhor da Europa pelo site “European Best Destinations”, que três meses antes elegeu o Porto como melhor cidade de destino.

O Algarve foi eleito o melhor “Destino de Praia da Europa” em 2016 pela World Travel Awards.

CIDADES E DESTINOS

Lisboa foi eleita a “Melhor Cidade” 2017 pela revista Wallpaper, uma das mais influentes na área do design. A capital portuguesa ficou à frente de São Francisco (EUA) e Viena (Áustria).

A conhecida editora de viagens Lonely Planet também coloca Lisboa no “'top' mágico das metrópoles” em 2017. A cidade portuguesa aparece em 8.º lugar num "ranking" de 10 cidades, à frente de Moscovo (Rússia) e de Portland (EUA).

Lisboa está ainda entre as 50 melhores cidades no mundo para se viver, mesmo tendo caído uma posição face ao "ranking" do ano anterior feito pela Mercer.

O Porto também tem galões para puxar. A cidade foi eleita "Melhor Destino Europeu 2017", logo seguida por Milão (Itália) e Gdansk (Polónia). O Porto é ainda considerado pela Lonely Planet na categoria de “Best Value” (que avalia o destino numa relação qualidade/preço), onde ocupa o terceiro lugar.

Para férias em família, o European Best Destinations escolhe o Algarve.

Quanto às ilhas, os Açores entraram no "ranking" do Melhor Destino Europeu em 2016, com o quinto lugar, e a Madeira foi eleita no mesmo o melhor “Destino de ilhas” pela World Travel Awards.

RECEBER BEM

Lisboa foi eleita a melhor cidade europeia para destino de cruzeiro e melhor porto europeu de cruzeiros – atribuição dada em 2016 pelo World Travel Awards.

A hospitalidade começa logo quando o avião pousa em território português. O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito o Melhor da Europa na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros, em 2017. É o terceiro melhor na categoria de mais de dois milhões de passageiros – prémios atribuídos pela Airports Council International.

COMER E DORMIR

Quer romance? Sintra ocupa o quarto lugar no "ranking" do European Best Destinations para os “Melhores Destinos Românticos” de 2017. Monte Santo Resort, no Carvoeiro, foi eleito o mais romântico de 2016 pelo World Travel Awards.

O Sal, na Comporta, foi eleito um dos dez melhores restaurantes de praia do mundo. Foi o melhor em 2015, segundo os leitores da Condé Nast Traveler.

Nas escolhas deste ano, o European Best Destinations destaca, na categoria Gastronomia, o Porto (pelo vinho, pelo peixe e pelo marisco), os Açores (pela fruta e pelo peixe), Lisboa (pelos pasteis de nata) e o Algarve (pelo peixe e marisco).

Quanto a hotéis, Pestana Porto Santo All Inclusive, Hotel Quinta do Lago, Vila Vita Parc, Vila Joya e Pine Cliffs Resort entre os melhores em 2016 para World Travel Awards.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao santos
    28 mai, 2017 olhao 14:57
    Não sei quem dá estas informações mas ilha da Fuseta não, mas sim Armona, é das melhores do mundo.

Destaques V+