Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onde fica o "primeiro destino turístico inteligente" em Portugal?

10 mar, 2017 - 18:13 • Rosário Silva

Esqueça os guias e os mapas em papel.

A+ / A-

A Câmara de Reguengos de Monsaraz vai implementar um sistema de sinalização e informação turística inteligente no concelho.

O projecto tem na génese uma nova tecnologia com dispositivos electrónicos, os “beacons”. “São uma espécie de ‘chips’ informáticos, colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal, que descarregam automaticamente, num determinado local turístico, os conteúdos a quem passa por essa zona do território dando ao turista toda a informação actualizada”, explica à Renascença o presidente do município alentejano.

Quando o turista estiver próximo das placas vai receber informação no seu "smartphone” em vários idiomas, através do “beacon” instalado nesse local.

“Vai-lhe ser possível perceber qual a sua localização”, adianta José Calixto, tal como os atractivos turísticos nas imediações como “unidades de alojamento, os restaurantes, os operadores turísticos, os produtores de vinho, o comércio ou as exposições que pode visitar, assim como toda a programação cultural no concelho”.

Segundo o autarca, com a implementação deste sistema de sinalização e informação turística inteligente, “o concelho passa a ser o primeiro destino turístico inteligente em Portugal”, o que assegura uma “perspectiva inovadora, desmaterializada, sem recurso aos tradicionais guias ou mapas em papel”.

Por outro lado, reforça José Calixto, a “plataforma vai permitir fazer a referenciação de visitas” ou seja, “vamos poder saber quem nos visita porque lá está, quais os motivos” e dessa forma “ajustarmos questões de política de desenvolvimento turístico com o conhecimento que temos da apetência de quem nos visita”.

O sistema de sinalização e informação turística inteligente já foi apresentado pela empresa Sismotur, a mesma que instalou esta tecnologia em 2014 no município espanhol de Aranda de Duero para promover a Rota do Vinho Ribera del Duero, o primeiro local na Europa a transmitir informação aos turistas através de “beacons”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+