Tempo
|
A+ / A-

Morreu Carrie Fisher, a Princesa Leia de "Guerra das Estrelas"

27 dez, 2016 - 18:00

Actriz tinha 60 anos. Amigos recordam uma mulher " inteligente, engraçada, corajosa, bondosa e doce". "A força está sombria, hoje”, lamentou o actor Billy Dee Williams.

A+ / A-
Oito cenas memoráveis de Carrie Fisher como “Princesa Leia”
Oito cenas memoráveis de Carrie Fisher como “Princesa Leia”

Morreu esta terça-feira, aos 60 anos, a actriz Carrie Fisher, que sofreu um ataque cardíaco na sexta-feira.

A notícia foi dada por um porta-voz da família à revista People.

Carrie Fisher ficou conhecida devido ao seu papel como princesa Leia na trilogia original de "Star Wars" ("Guerra das Estrelas").

"É com uma enorme e profunda tristeza que Billie Lourd confirma que a sua querida mãe Carrie Fisher morreu esta manhã às 8h55", diz um comunicado de Simon Halls.

“Ela era amada pelo mundo e a sua falta será sentida profundamente", afirmou Lourd. “Toda a nossa família agradece os vossos pensamentos e orações."

Carrie Fisher viajava de avião entre Londres e Los Angeles quando sofreu o ataque cardíaco. Após a aterragem do aparelho, foi transportada para um hospital de Los Angeles.

A actriz regressava de Inglaterra, onde tinha estado a gravar a terceira temporada da série de comédia “Catastrophe”.

O romance com Harrison Ford

Nasceu no meio artístico. Era filha da actriz Debbie Reynolds e do cantor Eddie Fisher, uma espécie de namoradinhos da América da década de 50.

Carrie Fisher tinha revelado, recentemente, que há 40 anos namorou durante três meses com o actor Harrison Ford, com quem contracenou na “Guerra das Estrelas”.

“Foi muito intenso”, contou a actriz à revista “People”. O romance aconteceu em 1976, durante a produção da famosa saga cinematográfica em que Ford desempenhou o papel do piloto rebelde Han Solo.

Carrie Fisher foi a Princesa Leia nos três filmes originais. Ganhou estatuto de “sex symbol” no “Regresso do Jedi”, de 1983, quando surgiu vestida com um bikini dourado metálico, quando foi escravizada pelo temível Jabba the Hutt.

Regressou à Guerra das Estrelas no ano passado, em “O Despertar da Força”, uma produção Disney onde surgiu como a General Leia Organa, líder da resistência.

Carrie Fisher era apoiante da causa da saúde mental. Dava o seu testemunho em público sobre a forma como lidou com um distúrbio bipolar e consumo de drogas.

“A força está sombria, hoje”

A notícia da morte de Carrie Fisher motivou uma onda de reacções de outras figuras ligadas à sétima arte e ao entretenimento.

Um deles foi William Shatner. O actor da saga “Star Trek” manifestou o seu pesar na rede social Twitter: “Fico muito triste por saber da morte de Carrie Fisher. Vou ter saudades das nossas galhofas. Um talento maravilhoso e luz foram extintos”.

Billy Dee Williams, que contracenou com Fisher na “Guerra das Estrelas”, diz que perdeu uma “querida amiga, que “respeitava e admirava e muito”. “A força está sombria, hoje”, lamentou.

A actriz Whoopi Goldberg também endereçou condolências à família e recordou o lado muito divertido e inteligente da “Princesa Leia”. “Continua a navegar, Rapariga Prateada”, escreveu no Twitter.

“Ela era a pessoa mais inteligente, engraçada, corajosa, bondosa e doce que alguma vez conheci. Perder Carrie Fisher é um golpe devastador”, disse o actor Stephen Fry.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Albernaz
    28 dez, 2016 Nova Andradina - MS 03:23
    Não sei porque. Geralmente não me emociono quando um artista falece, mas estou chorando por ela. Marcou uma geração. Ela aparecia linda e delicada na tela, quando fez a trilogia original de Guerra nas Estrelas. Sinto muito por sua morte repentina e precoce. Que ela seja absorvida de luz. Muito amor para todos nós.
  • Pedro Santos
    27 dez, 2016 Porto 19:27
    Mas este ano nunca mais acaba????

Destaques V+