Tempo
|
A+ / A-

Mariza e Marco Rodrigues na corrida pelos Grammy Latinos

17 nov, 2016 - 08:19

Djavan e Andrea Bocelli são outros dos nomeados.

A+ / A-

Os álbuns "Mundo", de Mariza, e "Fados do fado", de Marco Rodrigues, estão entre nomeados da 17.ª edição dos prémios Grammy Latinos, cujos vencedores são conhecidos esta quinta-feira nos Estados Unidos.

A cerimónia de entrega dos galardões realiza-se na Mobile Arena, na cidade norte-americana de Las Vegas.

Mariza e Marco Rodrigues já estiveram nomeados em anteriores edições – a fadista com o álbum "Terra" (2008), produzido por Javier Limón, e Marco Rodrigues, pela participação no álbum "El alma del son – Tributo a Matamoros", do cubano Alain Perez, que esteve nomeado no ano passado.

"Mundo", editado em Outubro de 2015 e que marcou o regresso de Mariza a estúdio, está nomeado na categoria de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa".

O álbum já foi distinguido com o Prémio José Afonso e já valeu a Mariza o Prémio de Melhor Artista, atribuído pela revista britânica “Songlines”.

Com “Mundo” competem "Tropix", de Céu, "Troco likes", de Tiago Iorc, "Território conquistado", de Larissa Luz, e "Leve embora", de Thiago Ramil.

Marco Rodrigues está nomeado na categoria de "Melhor Álbum de Música Folclórica" com o seu álbum "Fados do fado", a par de "En las Islas Canarias", do Grupo Mapeyé, "Gira", de Los Huayra, "En armonías colombianas", de Palo Cruza´O, e "Primavera", de Nahuel Pennisi.

O álbum foi produzido por Diogo Clemente – que já trabalhou, por exemplo, com Mariza e Raquel Tavares – e é "uma homenagem aos homens do fado, aos que cantaram o fado, sim, mas também aos que o compuseram e aos letristas que deram a palavra ao fado", explicou o fadista à agência Lusa.

Marco Rodrigues venceu a Grande Noite do Fado em 1999 e recebeu o Prémio Revelação Amália Rodrigues em 2007.

Na corrida aos Grammy Latinos estão ainda nomes conhecidos como Djavan e o tenor italiano Andrea Bocelli.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+