Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pepsi corta no açúcar e baixa calorias das suas bebidas

18 out, 2016 - 07:14

Empresa definiu um plano para uma redução progressiva até 2025. O crescimento da obesidade infantil está a levar vários países a tomar medidas contra o consumo de refrigerantes.

A+ / A-

A PepsiCo anunciou cortes significativos na quantidade de açúcar e de calorias das suas bebidas e ainda no total de gorduras saturadas e de sal nas comidas que produz.

De acordo com o anúncio feito na segunda-feira, a empresa que também detém as marcas Gatorade e Tropicana, pretende cortar dois terços do total de açúcares até 2025.

No que diz respeito a calorias, a companhia pretende alcançar um máximo de 1,1 gramas por cada 100 calorias. No que respeita a comidas e snacks, não deverão ter mais de 1,3 miligramas de sal por caloria.

O fabricante da Pepsi diz que a nova estratégia segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e respeita as novas necessidades dos consumidores, que têm reduzido a aquisição de refrigerantes, seja por causa dos níveis de açúcares seja pela quantidade de químicos, no caso das bebidas “light”.

Quer a Pepsi quer a Coca-Cola têm tentado adaptar-se às novas exigências dos consumidores. No ano passado, a PepsiCo anunciou que iria deixar de usar aspartame, um adoçante artificial muito utilizado nas bebidas com menos calorias e que os últimos estudos têm associado ao aumento da obesidade e da diabetes.

Ainda assim, um estudo da Universidade de Boston divulgado na semana passada criticava a Pepsi e sua principal concorrente, Coca-Cola, por investirem milhões de dólares, desde 2011, para combater a legislação que pretende baixar o consumo de refrigerantes através de impostos.

A OMS, por seu lado, preocupada com o aumento da obesidade, sobretudo infantil, já sugeriu um aumento de impostos sobre as bebidas açucaradas, de modo a reduzir o consumo de refrigerantes.

Alguns países europeus têm seguido essa orientação, como o Reino Unido, que lançou um novo imposto sobre as empresas de refrigerantes para financiar um programa de exercício físico nas escolas.

Quase um terço das crianças inglesas entre os dois e os 15 anos tem excesso de peso ou é obesa.

Em Portugal, o Governo também decidiu avançar com um imposto sobre as bebidas açucaradas, a entrar em vigor em 2017. Antes, foram retiradas das instituições do Serviço Nacional de Saúde as máquinas automáticas com alimentos de elevado teor de açúcar e sal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ultraman
    18 out, 2016 ultramar 10:19
    Não tarde há por ai batatas fritas e cola veggie

Destaques V+