Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Renascença tem novo formato e nova grelha

17 out, 2016 - 06:25

Há uma nova Renascença no ar, com mais informação e análise. Para o ajudar a estar a par com o mundo.

A+ / A-
Há uma Manhã diferente no ar. A estreia da nova Renascença
Há uma Manhã diferente no ar. A estreia da nova Renascença

A Renascença estreia esta segunda-feira um novo formato com mais espaço para a informação, a análise e o directo. Com o novo formato vem uma nova grelha de programas, que junta novas vozes a figuras já conhecidas dos ouvintes da Renascença.

Com a nova grelha, a Renascença quer dar a melhor informação, primeiro e em profundidade, explicando os contextos da notícia, com coerência e independência, e com mais debates sobre o que verdadeiramente é importante para a vida de cada um.

Através de um registo bem-disposto e descomplicado, a renovada Renascença aposta em simplificar a actualidade e em estar ainda mais próxima dos ouvintes e dos acontecimentos que afectam as suas vidas.

Nos principais espaços estarão nomes reconhecidos da rádio, como Carla Rocha, Paulino Coelho, Óscar Daniel, Carlos Bastos, Júlio Heitor, Sónia Santos, e os jornalistas Miguel Coelho, Sérgio Costa, José Pedro Frazão, Carlos Dias, Luís Aresta e Pedro Azevedo.

Vários comentadores e analistas vão ajudar os ouvintes a perceber o mundo. Logo de manhã, no programa conduzido por Carla Rocha, entre as 6h30 e as 10h00, uma equipa alargada de comentadores vão abordar e debater as questões mais relevantes do dia. Nessa equipa estão personalidades como Pedro Santos Guerreiro (director do “Expresso”), Raquel Abecasis, Henrique Raposo, Jacinto Lucas Pires, João Taborda da Gama e Francisco Assis.

Miguel Coelho lidera a equipa de jornalistas que todas as manhãs preparam os conteúdos informativos. Carlos Dias é o responsável pela informação desportiva com Bola Branca.

Grande reportagem de regresso

A nova grelha da Renascença marca também o regresso da grande reportagem à antena. É no espaço das 12h00, conduzido por Sérgio Costa e com opinião de Luís Santos, especialista em comunicação da Universidade do Minho. Todas as semanas, um tema da actualidade terá um olhar diferente e aprofundado.

O espaço das 12h00 marca ainda o regresso das grandes entrevistas a um dos horários nobres da rádio, numa parceria com o “Público”.

Como os ritmos de vida são cada vez mais diversos, o programa de fim da tarde da Renascença arranca às 17h00 e prolonga-se até às 20h30 – é conduzido pelo jornalista José Pedro Frazão. Um espaço marcado pelo essencial das notícias e análise do dia, com a opinião de Graça Franco, directora de Informação da Renascença, e de Francisco Sarsfield Cabral. O habitual espaço Bola Branca do final da tarde está a cargo de Pedro Azevedo.

Mais desporto e debates

Diariamente, entre as 19h00 e as 20h00, haverá debates, conduzidos por José Pedro Frazão, em que todos concordam em discordar.

Logo à segunda-feira, Rui Miguel Tovar, Manuel Cajuda e o jornalista Pedro Azevedo olham para o essencial da jornada desportiva.

À terça, no Falar Claro, Vera Jardim e Nuno Morais Sarmento vão para lá do “quê” e olham para o “porquê” da política nacional.

O grande debate sobre os temas europeus chega à quarta-feira, no Fora da Caixa, com Santana Lopes e António Vitorino.

À quinta é dia do Conselho de Directores. Num registo bem-humorado, mas muito atento, Graça Franco, Henrique Monteiro e Pedro Santos Guerreiro descomplicam os temas que marcam a actualidade.

A fechar a semana um olhar mordaz: o Comendador Marques Correia salta das páginas do “Expresso” e estreia-se na rádio.

Mais música portuguesa

A música tem também um papel determinante neste novo formato, nomeadamente, a portuguesa, que será protagonista entre as 13h00 e as 17h00, com Paulino Coelho. Por este espaço vão passar artistas para tocar ao vivo e conversar com Paulino Coelho.

A música e conteúdos mais descontraídos vão também ter destaque especial entre as 5h00 e as 6h30, com Renato Duarte, entre as 10h00 e as 12h00, com Carlos Bastos, e entre 20h30 e as 22h30, com Júlio Heitor.

A madrugada arranca com Sónia Santos, com um programa interactivo onde se pretende escutar os ouvintes sobre os temas que marcam a actualidade, e prossegue com Isabel Pereira.

Aos sábados, entre as 12h00 e as 13h00, no Em Nome da Lei, a jornalista Marina Pimentel conduz conversas onde se discutem os grandes temas da justiça e as leis que influenciam a vida dos cidadãos.

Aos domingos, Óscar Daniel conduz o Porta Aberta, um programa de cariz religioso com o relato de experiências de quem se dedica aos mais necessitados e, entre as 12h00 e as 13h00, o jornalista José Bastos conduz um espaço de debate da actualidade.

A noite de domingo conta ainda com uma estreia. A vaticanista Aura Miguel conduz entrevistas com testemunhos de pessoas que ajudam a transformar o mundo.

Carla Rocha é a voz da nova Manhã da Renascença
Carla Rocha é a voz da nova Manhã da Renascença
Carla Rocha. Das memórias da "menina" da RFM à Manhã da Renascença
Carla Rocha. Das memórias da "menina" da RFM à Manhã da Renascença
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Almeida neves
    13 mar, 2018 Farbus france 21:56
    Saudades do tempo em que ouvia o despertar com antonio sala e a sua colega Bem Aja a todos vocês e ah escelente Radio renascença.
  • judite barros
    03 ago, 2017 Albufeira 17:36
    Era ouvinte assídua do programa da noite.Como sofro de insónia levava toda a noite a ouvir o programa e gostava da música que transmitiam.De repente começaram a transmitir música tipo discoteca ( nunca fui a nenhuma ).Tenho 84 anos e gostava das minhas noitadas musicais bem como determinados programas nocturnos.Desculpem a minha opinião.Obrigada
  • Luis Paulo
    25 out, 2016 Porto 12:22
    Porque razão a Rádio Renascença possui toda a programação feita desde Lisboa, excepto algumas Bolas Brancas e o Jornal das 12, que creio ser feito desde o Porto? Porque razão a RR ao longo dos últimos 20 anos, centralizou a programação diária na capital? Quando tiverem a coragem de ter metade da programação feita a partir do Porto, volto a escutar a vossa rádio. A propria Igreja a contribuir para o atrofiamento Lisboeta deste país.
  • Rosa Maria Morais
    23 out, 2016 Viseu 07:50
    Que é feito do nosso" programa" Olá manhã? Já tenho imensas saudades da Diná do Óscar da Míriam e do Renato.Este novo programa pode ser muito bom,mas para começar o dia queremos um programa descontraído e bem disposto,não com tanta política logo ao acordar. Boa sorte para vocês,mas creio que não fico por aqui muito tempo.
  • Piedade
    19 out, 2016 Almada 18:50
    Sou uma ouvinte tão antiga da das manhãs da RR, que ainda me recordo do Sala e do anterior, de quem, infelizmente, não me recordo do nome. Foram sempre programas leves, refrescantes, que dispunham bem, que é o que nós precisamos ao acordar. Para quem quer doses maciças de informação e política, tem a TSF. A dose de informação e política que tinha, chegava bem. Ainda para mais, recuaram no horário do Sarsfield Cabral, que estava tão bem, mais próximo das notícias das 18. Acho que me mudo em definitivo para a Rádio Sim.
  • Joaquim Augusto
    19 out, 2016 Lisboa 10:38
    Bom dia.A alegria e a boa disposição, deixaram de ter lugar na RR. Mudei de canal. Felicidades para todos.
  • Joaquina Rodrigues
    19 out, 2016 Beja 08:31
    Bom dia. Todas as manhãs encontrava a alegria e boa disposiçao com a Dina o Oscar O Renato e a Miriam era um programa indicada para o amanhecer . Foi má ideia mudar . Não discuto a qualidade, informa-nos ilucida-nos isso não é mau. Mas de manhã queremos ir para o trabalho com um sorriso nos labios, queremos dar boas gargalhadas e assim não dá.... felicidade para todos.
  • Alexandrino Bento
    18 out, 2016 fundao 23:13
    ouvinte daRR a mais de trinta anos. principalmente no horario da manha, Estava habituado a ouvir este programa bem disposto desde otempo do Sala. depois o Paulino, e depois a Dina,.Ja falta a paciencia para ouvir tanta analise politica e os programas politicos.Penso sem desprimor para a nova apresentadora, que se perdeu a oportunidade de termos a continuação do programa deste orario que nos ponha bem dispostos logo pela manha.
  • rogerio gonçalves
    18 out, 2016 maia 16:14
    Desde que acabaram com o cafe da manha RFM e mudaram o aoresentador do Oceano Pacifico a Rfm perdeu qualudade e banalizou com o humor banal do Nilton
  • ANTONIO RIBEIRO
    18 out, 2016 VIANA DO CASTELO 09:31
    Durante muitos anos ouvi a Carla quando fazia parceria com o José Coimbra na RFM. Mudaram-nos e eu também mudei... Agora vou fazer o mesmo pese embora o facto de gostar muito de ouvir a Carla Rocha. Já agora que é feito da Miriam e da Dina ? E o Renato é só às 5 da manhã? O Óscar só aos Domingos? Certamente andam "perdidos" nas 24 horas que tem um dia pois ainda não os encontrei......

Destaques V+