Tempo
|
A+ / A-

“O dia em que o sol bailou”. Um espectáculo contemporâneo sobre Fátima

11 mai, 2016 - 11:03

Desenvolvido pela Vortice Dance Company para o Santuário de Fátima, no âmbito da programação do centenário das aparições, o espectáculo junta vídeo-mapping, dança e música.

A+ / A-

Estreia esta quarta-feira, em Fátima, o espectáculo "O dia em que o sol bailou". O convite em jeito de desafio para a criação do bailado partiu do Santuário de Fátima e foi dirigido ao projecto Vortice Dance Company, sediado em Fátima há 15 anos.

Focado na mensagem de Fátima, o espectáculo junta dança, música e vídeo. “É um espectáculo multidisciplinar que utiliza várias linguagens para ir ao encontro do que queremos dizer”, afirma à Renascença Rafael Carriço, um dos criadores.

“Não queremos fazer um espectáculo narrativo. Para nós, a mensagem de Fátima é mais do que aqueles actos históricos, é de facto o rezai pela paz no mundo, que é onde nos debruçamos mais”, acrescenta.

Além da linguagem contemporânea, o espectáculo apresenta uma musicalidade que conduz os espectadores pela história das aparições.

“A sonoridade que acrescentamos às músicas trazem uma intensidade e uma textura que ajuda as pessoas a interiorizarem aqueles momentos. Vamos ter uma cenografia muito contemporânea, cerca de 400 velas numa estrutura cinética e tudo isso dá um brilho actual, que é um pouco a imagem do santuário nos dias de hoje”, refere Cláudia Martins, a outra criadora.

Após as apresentações em Fátima, o espectáculo estará em cena no Teatro Municipal de Bragança e viaja depois para o Brasil.

"Fátima – O dia em que o Sol bailou" é promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito da programação do centenário das aparições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+