Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O Sequeira vai mesmo para o lugar certo. Campanha atinge meta de 600 mil euros

27 abr, 2016 - 12:25

Milhares de pessoas, anónimos e figuras públicas, contribuíram para a aquisição da "Adoração dos Magos" para o Museu Nacional de Arte Antiga, na primeira campanha de "crowdfunding" de um museu em Portugal.

A+ / A-

A campanha de angariação de fundos para comprar a tela "A Adoração dos Magos", do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), ultrapassou os 600 mil euros, o valor necessário para a aquisição da obra, revelou esta quarta-feira fonte da organização.

De acordo com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), a campanha "Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo", foi a primeira campanha em Portugal de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público, e contou com a contribuição de milhares de cidadãos a título individual, instituições, empresas, fundações, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais.

Lançada no ano passado, a campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo" tinha como objectivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

Quem comprou?

Para a campanha - que terminava no próximo sábado - contribuíram milhares de pessoas, desde muitos cidadãos anónimos a personalidades públicas como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o novo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e entidades privadas e públicas, a mais recente, da Fundação da Casa de Bragança, com 35 mil euros.

Uma das contribuições que o museu considerou ter dado "grande impulso" à campanha foi a da Fundação Aga Khan, de 200 mil euros, a maior doação registada.

De acordo com o site da campanha, contribuíram, entre outros, a Fundação Carmona e Costa e a Fundação Luso-Americana, o Automóvel Clube de Portugal, a associação AGIC de guias e intérpretes, os arquitectos Aires Mateus e a galeria Jorge Welsh, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, a associação AGIC de guias e intérpretes, algumas autarquias, como o Município de Cantanhede, pioneiro na doação, e pequenas e médias empresas, de sectores que vão da hotelaria à produção audiovisual, passando pelos equipamentos médicos e instalações eléctricas.

Em Janeiro deste ano, o agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, convidou os seus 2.800 alunos a ajudarem o MNAA a adquirir este quadro do seu patrono e, em Dezembro, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias apelaram à participação das autarquias.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho realizado, nas primeiras décadas do século XIX, se situa entre o classicismo e o romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, segundo o museu.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou vários prémios académicos.

Marcelo satisfeito

O Presidente da República, que doou 150 euros para a compra do quadro, congratulou a equipa do MNAA pelo “sucesso da iniciativa”.

“Esta iniciativa ímpar teve o mérito de dar oportunidade a todos os portugueses, incluindo eu próprio, de contribuir para salvaguardar uma obra importantíssima de um dos maiores pintores portugueses, mantendo-a de facto no lugar certo. Hoje, o quadro de Sequeira é, finalmente, de todos os portugueses”, escreve Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no site da Presidência da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gonçalves
    27 abr, 2016 Almada 22:20
    " salvaguardar uma obra importantíssima de um dos maiores pintores portugueses " até aí tudo bem, mas, 600 mil euros !? Essa quantia era bem doada a Escolas, Hospitais, instituições de caridade ( largas e globais ) e etc. Ok, tudo bem, eu é que ando esquecido e mente-capta que sou é que somos um País cultural com " gente " culta . Basta ver o Ministério da Cultura !! Será que existe desta vez neste Governo um " Ministro " para a dita pasta ? Após 42 anos de " democracia " a Pasta da Cultura de vários governos até hoje, o que fizeram para " cultivar " a sociedade portuguesa ? Nada, rien.. No Orçamento de Estado nestes anos todos ( 42 ) para o Ministério da Cultura era, e é 3% . Haja paciência .

Destaques V+