Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais um prémio para os Clérigos

11 abr, 2016 - 09:53

Distinção na categoria de Intervenção de Restauro de Uso Impacto Social, no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Em 2015, meio milhão de pessoas subiu a Torre.

A+ / A-

A Igreja e Torre dos Clérigos conquistaram esta quinta-feira a Menção Honrosa para a Melhor Intervenção de Restauro de Uso Impacto Social, no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, organizado pela publicação Vida Imobiliária e pela Promevi, O júri premiou a intervenção realizada no edificado da Irmandade dos Clérigos, atribuindo um dos 10 prémios a concurso, num conjunto de 60 finalistas.

O presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar, encara a distinção como um "prémio para a cidade do Porto", que vê "uma vez mais reconhecida a profunda intervenção que se realizou no seu ex-líbris, permitindo devolver à cidade uma Torre e Igreja completamente renovada e uma grande parte do edifício que esteve mais de 250 anos encerrado ao público".

O responsável da Irmandade dos Clérigos destaca, ainda, outro "prémio", o da grande afluência de visitantes - meio milhão, em 2015 -. o que a torna num dos monumentos nacionais mais visitados. "Os portugueses, em particular, e os visitantes da invicta em geral, já tinham feito esse reconhecimento ao afluírem em grande número à nossa Torre. É simpático conquistar prémios, mas é acima de tudo motivo de enorme alegria perceber que o trabalho realizado permite ser agora utilizado por milhares de pessoas", declarou Américo Aguiar.

Pela primeira vez, a Irmandade dos Clérigos traçou um perfil do visitante, que permite concluir que no meio milhão de visitantes de 2005, 14% (cerda de 70 mil) foram portugueses e 86% estrangeiros. Espanha, com 47%, foi o país que mais visitantes teve na Torre dos Clérigos (235 mil pessoas), seguindo-se Portugal com 14%, França com 8%, Inglaterra e Alemanha com 4%, China 2,5% EUA 2%.

O grupo etário compreendido entre entre os 26 e os 35 anos de idade é o que mais visita o ex-libiris do Porto, seguido do grupo dos 36 aos 45 anos de idade. mais de metade dos visitantes - 56% - são mulheres.

Os responsáveis da Irmandade dos Clérigos acreditam que o meio milhão de visitantes do ano passado deverá ser ultrapassado este ano, porque o primeiro trimestre de 2016 viu crescer o número de visitantes em cerca de 25% em relação a 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+