Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ana Torfs, a “jardineira apaixonada”, expõe "Echolalia" na Gulbenkian

11 mar, 2016 - 10:02

Artista belga explora os Descobrimentos portugueses, o mundo da botânica e as palavras por trás das palavras em quatro instalações expostas pela primeira vez em Lisboa, no Centro de Arte Moderna, na Fundação Calouste Gulbenkian.

A+ / A-

"Echolalia", a primeira exposição individual da artista belga Ana Torfs em Portugal, explora as ligações dos Descobrimentos portugueses à universalização de produtos e palavras como café, tabaco e chocolate em quatro instalações sobre o mundo das palavras. Abre esta sexta-feira ao público, no Centro de Arte Moderna (CAM), da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde ficará até 13 de Junho.

"O que me interessa são as palavras por detrás das palavras", disse Ana Torfs aos jornalistas durante uma visita guiada a esta mostra.


Uma das instalações consiste em seis tapeçarias de cerca de três metros por três metros que apresentam imagens antigas sobre os produtos descobertos em novas geografias pelo mundo, e cujos nomes se tornaram universais: chocolate, tabaco, gengibre, café, açafrão e açúcar.

"Estes produtos acabaram por ser levados a todo o mundo e tornaram-se essenciais. Os portugueses fizeram contactos com outros povos a uma escala extraordinária", comentou a artista.

Ana Torfs, de 53 anos, criou as quatro instalações da exposição nos últimos sete anos e mostrou-a recentemente em Bruxelas. Agora chega a Lisboa com curadoria de Caroline Dumalin, resultado de uma colaboração com o Centro de Arte Contemporânea WIELS, em Bruxelas, na Bélgica.


Noutra das instalações, a artista colocou painéis com imagens da natureza tropical, ao mesmo tempo que se escutam vários narradores a ler os diários da primeira viagem de Cristóvão Colombo à América, nos quais descreve a natureza, as riquezas, os costumes dos nativos, com quem estabeleceu uma comunicação gestual.

A Ana Torfs interessa todo o mundo da comunicação, desde a palavra ao gesto, e a própria história por detrás da criação das palavras, nomeadamente na botânica, porque é "uma jardineira apaixonada", como afirmou no encontro com jornalistas, na quinta-feira, horas antes da cerimónia de inauguração.


Desde o início da década de 1990 que Ana Torfs tem vindo a construir uma obra marcada pelos mundos que as palavras revelam, incluindo os nomes científicos em latim de vinte e cinco famílias de plantas, ou os nomes comuns de vinte corantes sintéticos, na obra "STAIN", também apresentada nesta mostra.

Nas instalações, Ana Torfs usa vários suportes, como som, vídeo, fotografia e projeções de diapositivos, serigrafia e tapeçaria.


Nascida em 1963, Ana Torfs vive e trabalha em Bruxelas, e participou em numerosas exposições colectivas, incluindo "Parasophia", em Quioto, no Japão (2015), na 11.ª Bienal de Sharjah (2013), nos Emirados Árabes Unidos, na Manifesta 9, em Gent, Bélgica (2012).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+