Tempo
|
A+ / A-

200 imagens do fotógrafo de Marilyn para descobrir em Cascais

11 set, 2015 - 20:37

Exposição "Sam Shaw: 60 Anos de Fotografia" inicia uma digressão mundial da grande retrospectiva da obra do fotógrafo que também foi produtor de cinema.

A+ / A-

Uma exposição com 200 imagens captadas pelo fotógrafo nova-iorquino Sam Shaw (1912-1999), entre elas retratos de Marilyn Monroe e Marlon Brando, é inaugurada esta sexta-feira no Centro Cultural de Cascais.

De acordo com a produtora Terra Esplêndida, a exposição "Sam Shaw: 60 Anos de Fotografia" iniciará em Cascais, uma digressão mundial da grande retrospectiva da obra do fotógrafo que também foi produtor de cinema.

O conjunto de fotografias - muitas delas raras e nunca apresentadas ao público - é detido pela Shaw Family Archives, e ficará patente em Cascais até 9 de Novembro de 2015.

Mostra percorre mais de seis décadas da carreira de Sam Shaw, da qual fazem parte imagens que se tornam ícones, como a fotografia de Marilyn Monroe de saia esvoaçante sobre o respiradouro do metro, em Nova Iorque.

Nascido em 1912, Shaw retratou praticamente todas as estrelas da indústria cinematográfica da sua época, mas também músicos, artistas, escritores e intelectuais da altura.

O criador captou imagens do "making of" do filme de Elia Kazan "Panic in the Streets" ("Pânico nas Ruas") (1950) e, depois, do "A Streetcar Named Desire" ("Um Eléctrico chamado desejo") (1951), fotografando Marlon Brando vestido uma camisola rasgada, que viria a simbolizar a imagem do filme.

Nessa época também conheceu e fotografou a actriz Marilyn Monroe e os dois mantiveram uma amizade duradoura.

Produziu igualmente vários filmes do realizador John Cassavetes, pioneiro do actual cinema independente norte-americano, como "Uma mulher sob influência", "Gloria", "Noite de estreia" e "Maridos".

Sam Shaw morreu em 1999, com 87 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+