Tempo
|
A+ / A-

Saiba quanto Ronaldo já rendeu ao Sporting desde que deixou Alvalade em 2003

11 jul, 2018 - 09:30

Transferência de Cristiano para a Juventus rende mais 2,25 milhões de euros aos leões.

A+ / A-

A transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus fez render mais 2,25 milhões de euros aos cofres do Sporting, que já lucrou perto de 20 milhões de euros com o jogador, devido ao mecanismo de solidariedade da FIFA.

A Renascença tirou a calculadora da gaveta e fez as contas. O melhor jogador do mundo transferiu-se do clube leonino para o Manchester United, em 2003, por um total de 15 milhões de euros. Mas o lucro dos leões não ficou por aqui.

Como forma de promover a formação e a aposta nas camadas jovens, a FIFA criou o mecanismo de solidariedade, que reserva 5% do valor de cada transferência internacional de um jogador para o(s) clube(s) de formação, entre o seu 12º e 23º aniversário.

Depois da consagração em Old Trafford, o português transferiu-se para o Real Madrid, em 2009, por um valor recorde, até à data, de 94 milhões de euros. Devido aos direitos de formação que o Sporting detém, o clube comunicou, no seu relatório de contas anual de 2008/2009, ter recebido 2,393 milhões de euros.

Hoje, aos 33 anos de idade, Cristiano Ronaldo volta a abrir o livro da história do futebol mundial ao transferir-se para a Juventus por 100 milhões de euros, o que volta a acionar os direitos de formação do jogador. Mas não é só o Sporting a lucrar.

O clube leonino reserva 2,25% dos 5% do mecanismo de solidariedade, o que se traduz, logicamente, em 2,25 milhões de euros.

Mas a quem será entregue o valor do resto dos direitos de formação de Ronaldo?

Como já explicado, o mecanismo de solidariedade da FIFA reserva uma percentagem de cada transferência aos clubes de formação de um jogador entre os seus 12 e 23 anos de idade.

Sendo que Cristiano se transferiu para o Manchester United apenas com 18 anos, o Manchester United detém os direitos de formação de Ronaldo que dizem respeito ao restante da sua formação, que corresponde em 2,5% (neste caso conceto traduz-se em 2,5 milhões de euros).

Assim sendo, sobram 0,25% dos seus direitos de formação, que estão reservados ao Nacional da Madeira. Cristiano apenas se transferiu para a capital com 13 anos, sendo que o seu primeiro ano de formação abrangido pelo programa da FIFA é atribuído ao clube insular. O Nacional receberá, então, 250 mil euros pela transferência de Cristiano Ronaldo.

Contas feitas, excluíndo a transferência do próprio clube, Cristiano Ronaldo já rendeu 4,643 milhões aos cofres do Sporting, e um total de 19,643 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 11 jul, 2018 10:52
    Quem me dera poder viver em agueda! Ninguem tabalha durante 25 dias!

Destaques V+