Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Angra. Carla Bretão é primeira mulher a assumir cargo de ecónoma da diocese

07 set, 2024 - 21:16 • Ecclesia

É a primeira mulher a assumir o cargo nesta Igreja local.

A+ / A-

O bispo de Angra nomeou como ecónoma da diocese a economista Carla Bretão, primeira mulher a assumir o cargo nesta Igreja local.

A escolha da nova responsável pelas finanças da diocese de açoriana contou com “parecer favorável do Colégio de Consultores e Conselho de Assuntos Económicos”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Segundo o comunicado, a escolha de Carla Bretão, ecónoma-adjunta, desde 2021, assenta no “reconhecimento do profissionalismo do serviço de Economato e na possibilidade de leigos competentes nesta área poderem contribuir com o seu desempenho para o funcionamento da diocese”.

“Fiquei agradada e muito contente pela confiança redobrada que a Diocese tem colocado no meu trabalho e na equipa que me acompanha na condução dos destinos financeiros da diocese. Para nós é o reconhecimento de que estamos a fazer o melhor pela nossa diocese”, disse a nova ecónoma ao portal ‘Igreja Açores’.

A responsável aponta à “continuidade” do trabalho que a equipa do setor tem vindo a desenvolver, em diálogo com os membros do clero.

O vigário-geral, cónego Gregório Rocha, assume funções de coordenação dos vários serviços da Cúria- administrativos e financeiros-, “zelando para a sua boa articulação”, assinala a diocese.

Carla Bretão é licenciada em Economia, pela Universidade de Coimbra, e frequentou a pós-graduação em Direito Regional na Universidade dos Açores; é funcionária da diocese desde 2001.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim L. M. Vaz
    08 set, 2024 Gulpilhares - Vila Nova de Gaia 14:54
    É com imensa alegria que tomo conhecimento da decisão do irmão Bispo Titular da Diocese de Angra do Heroísmo nos Açores em chamar uma senhora, cristã e leiga a assumir uma função de grande grande responsabilidade, na área económica e financeira da Diocese, em ordem a uma Igreja credível. Foi tempo demais em que os Párocos além da pastoral e do trabalho da Evangelização, também tratavam das contas com a ajuda dos sacristãos. Que nada ou pouco sabiam de contas. Começa agora a verse os frutos do Concilio Vaticano II..Mais vale tarde do que nunca. Parabéns.

Destaques V+