08 mai, 2024 - 09:42 • Aura Miguel
Trinta prémios Nobel, cientistas, economistas e personalidades do mundo inteiro reúnem-se durante dois dias para aprofundar os desafios da Encíclica papal “Fratelli Tutti”. O encontro decorre nos próximos dias 11 e 12 de maio, em Roma e no Vaticano.
O objetivo é procurar alternativas à guerra e à pobreza e o próprio Papa Francisco participa numa mesa-redonda sobre o futuro das crianças.
É a segunda vez que este encontro mundial se realiza com uma abordagem vasta e multifacetada. O programa dos trabalhos inclui 12 painéis temáticos.
Paz, sustentabilidade, cooperação, economia social, educação, saúde, desporto, trabalho, redes sociais, informação e transparência são alguns temas que vão estar em destaque na tarde do próximo sábado. Os vários painéis decorrem em diferentes locais, com livre acesso do público. Francisco escolheu participar no painel “Crianças, geração do futuro”, com especial preocupação sobre os efeitos da guerra que atinge, sobretudo o futuro das novas gerações.
Entre as muitas personalidades que marcam presença em Roma, contam-se Graça Machel Mandela, os Nobel da Paz Dimitri Muratov, Muhammad Yunus, Jody Williams, Rigoberta Manchù, Maria Ressa, o presidente da Câmara de Nova Iorque Eric Leroy Adams e o economista e sociólogo Jeffrey Sachs.