Tempo
|
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

JMJ. Fátima recebeu mais de um milhão de pessoas, cerca de 220 mil para ver o Papa

13 ago, 2023 - 14:14 • Teresa Paula Costa com Lusa

Entre 24 de julho e 10 de agosto, mais de 1,15 milhões de peregrinos participaram em celebrações em Fátima. Santuário lamenta "tempo restrito da presença" do Papa Francisco, mas faz balanço positivo

A+ / A-

Cerca de 223 mil pessoas deslocaram-se a Fátima para ver o Papa Francisco na sua idea a Fátima, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário, disse à Renascença que as expectativas não foram cumpridas nem defraudadas porque o Santuário não as tinha. Mas está convicto de que a curta duração da visita do Papa Francisco não encorajou os visitantes.

"Não tenho duvidas que quer a hora da presença do Papa em Fátima quer o tempo tão restrito da presença limitaram a vinda de pessoas aqui ao Santuário", acrescentou.

O Papa Francisco esteve na Capelinha das Aparições na manhã de 5 de agosto, sábado, onde recitou o terço com mais de uma centena de jovens portadores de deficiência e reclusos.

Esta visita durou pouco mais de uma hora e levou ao Santuário cerca de 230 mil pessoas. A capacidade máxima do espaço é de 270 mil pessoas.

De 24 de julho a 10 de agosto, que combinam os Dias das Dioceses e a própria JMJ, passaram pelo Santuário de Fátima mais de 1,15 milhões de peregrinos de 68 países. As celebrações decorreram em 32 idiomas.

Carlos Cabecinhas acrescenta que o balanço é sobretudo positivo porque a Jornada foi "um momento fundamental para darmos a conhecer Fátima aos mais jovens" e que estão "certos de que eles agora vão ser também os grandes anunciadores e difusores da mensagem de Fátima os seus países".

A Aldeia Jovem, que esteve aberta de 24 a 10 de julho, acolheu um total de 2615 peregrinos em regime de acantonamento e de cerca de 1500 no acampamento. Já o espaço de refeições serviu perto de 15 mil peregrinos.

De todos os participantes nas celebrações, os 1,15 milhões, mais de 295 mil comungaram, enquanto as 619 celebrações realizadas nesse período foram oficiadas por perto de 6.650 concelebrantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+