Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa recupera bem, mas no domingo não reza o Angelus publicamente

10 jun, 2023 - 12:47 • Aura Miguel

A decisão foi tomada por Francisco, após ouvir os conselhos da equipa médica e do seu assistente pessoal de saúde.

A+ / A-

O Papa Francisco não vai aparecer à janela do Hospital Gemelli neste domingo, para rezar a oração do Angelus.

O pós-operatório continua a decorrer regularmente. Um comunicado da Santa Sé refere que o Santo Padre “está a ser alimentado com uma dieta semi-líquida, não tem febre, as análises ao sangue pós-operatórias e a radiografia ao tórax estão boas.”

Numa breve conferência de imprensa realizada no Hospital Gemelli, o cirurgião que o operou, Sergio Alfieri, revelou que Francisco deve cumprir “uma convalescença cuidadosa que visa reduzir o esforço da parede abdominal, para permitir que a malha protetora implantada e o reparação da faixa muscular cicatrizem da melhor maneira”.

Neste sentido, o Papa não vai aparecer à janela do seu quarto de hospital para rezar o Angelus publicamente. A decisão foi tomada por Francisco, após ouvir os conselhos da equipa médica e do seu assistente pessoal de saúde.

Segundo explicou o cirurgião Sergio Alfieri aos jornalistas, “os tempos normais de recuperação pós-operatória em operações desse tipo, são mais longos para evitar esforços que possam prejudicar a tão esperada consolidação do intestino”.

O cirurgião sublinhou, como exemplo, que só os esforços para se levantar da cama ou da cadeira podem ser prejudiciais. E acrescentou: “Não queremos forçar a parede abdominal porque qualquer descuido poderá rasgar a rede que lá colocámos e terão de haver uma nova cirurgia”.

Depois de ouvir as explicações dos especialistas, Francisco aceitou recitar a oração do Angelus em particular, “unindo-se espiritualmente, com carinho e gratidão, aos fiéis que quiserem acompanhá-lo, onde quer que estejam”, lê-se no comunicado, entretanto, publicado pelo Vaticano.

Durante o encontro, os jornalistas perguntaram ao cirurgião se o Papa poderia manter os seus compromissos futuros, nomeadamente a sua participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa.

Sergio Alfieri respondeu que, “apesar dos seus 86 anos, o Santo Padre não tem problemas de coração nem outros problemas graves e tem uma cabeça de sexagenário, no entanto, precisa de repousar para ficar em forma e poder cumprir os seus compromissos de Chefe de Estado e da Igreja”.

Neste encontro com os jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, acrescentou que as duas próximas audiências gerais de quarta-feira foram canceladas e que, “para já, tudo o resto da sua agenda mantém-se”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+