Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação ao Papa Francisco decorreu "sem complicações"

07 jun, 2023 - 17:15 • Aura Miguel e Ricardo Vieira

Cirurgia a uma hérnia na zona do abdómen durou três horas. Papa já disse piadas e "agradece as inúmeras mensagens de proximidade e oração que de imediato lhe chegaram”.

A+ / A-
Operação ao Papa Francisco decorreu "sem complicações"
Operação ao Papa Francisco decorreu "sem complicações"

O Papa Francisco foi esta quarta-feira submetido a uma operação a uma hérnia na zona do abdómen. A intervenção, que decorreu no Hospital Universitário Gemelli, em Roma, terminou antes das 17h00 (hora de Lisboa).

A cirurgia com anestesia geral durou cerca de três horas e correu bem, avança a Sala de Imprensa da Santa Sé.

"A cirurgia foi concluída: ocorreu sem complicações e durou três horas", refere o Vaticano.

O Papa Francisco, de 86 anos, "agradece as inúmeras mensagens de proximidade e oração que de imediato lhe chegaram”.

“A intervenção cirúrgica e a anestesia geral decorreram sem complicações. O Santo Padre está bem e desperto. Falou com os colaboradores. Já está a trabalhar e disse piadas”, acrescentou em conferência de imprensa o Doutor Sergio Alfieri, o cirurgião que operou o Papa.

O Dr. Sergio Alfieri referiu que se tratou de uma operação programada a uma hérnia incisional encarcerada, que estava a provocar uma obstrução que causava dores ao Papa Francisco.

O cirurgião sublinha que as são benignas as patologias nesta operação e noutra realizada, em 2021 aos intestinos - por causa de uma estenose diverticular sintomática do cólon.

Após a operação, o Papa foi levado para o quarto de recobro no 10º andar daquela unidade de cuidados de saúde.

O Santo Padre deverá ficar entre cinco a sete dias internado no Hospital Universitário Gemelli.

De acordo com o comunicado da Santa Sé, a operação de Francisco - programada pela equipa médica do Papa nos últimos dias - deve-se a uma hérnia incisional encarcerada, que provoca dores fortes.

O Vaticano anunciou que a agenda de Francisco foi cancelada pelo menos até dia 18 deste mês.

O cardeal Pietro Parolin espera que o Papa possa regressar em breve “ao exercício do seu ministério”. O Secretário de Estado do Vaticano, que inaugurou esta manhã o novo centro de acolhimento para os peregrinos do Jubileu 2025, disse aos jornalistas que, além do comunicado divulgado, não tem mais elementos de informação sobre o estado de saúde de Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+