Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa Francisco operado a hérnia no abdómen

07 jun, 2023 - 09:21 • Aura Miguel , Henrique Cunha , Pedro Valente Lima

Francisco seguiu para a clínica Gemelli após a audiência geral e deve ficar internado na unidade durante alguns dias. Secretário de Estado do Vaticano assegura que, durante este período, não haverá qualquer "transferência de poderes".

A+ / A-

O Papa Francisco está no Hospital Universitário Gemelli, em Roma, para ser submetido a uma cirurgia a uma hérnia na zona do abdómen. O Santo Padre dirigiu-se para a unidade hospitalar depois da audiência geral da manhã desta quarta-feira.

De acordo com a agência de notícias italiana ANSA, a operação ao Papa Francisco teve início esta tarde e vai demorar entre duas a três horas.

De acordo com o comunicado da Santa Sé, a operação de Francisco - programada pela equipa médica do Papa nos últimos dias - deve-se a uma hérnia incisional encarcerada, que provoca dores fortes.

Deste modo, ao início da tarde desta quarta-feira, o Santo Padre irá ser submetido a uma cirurgia de laparotomia - procedimento que envolve uma incisão através da parede abdominal para aceder à cavidade abdominal - e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com próteses, sob anestesia geral.

O cardeal Pietro Parolin espera que o Papa possa regressar em breve “ao exercício do seu ministério”. O Secretário de Estado do Vaticano, que inaugurou esta manhã o novo centro de acolhimento para os peregrinos do Jubileu 2025, disse aos jornalistas que, além do comunicado divulgado, não tem mais elementos de informação sobre o estado de saúde de Francisco.

Quanto à possibilidade de a permanência do Papa no Hospital Gemelli exigir uma espécie de “transferência de poderes”, Parolin negou de forma categórica: “Não haverá absolutamente nenhuma transferência de poderes. O Santo Padre permanecerá no hospital o tempo necessário à intervenção e depois retomará a sua atividade ao serviço da Igreja, nem que seja a partir do seu leito”, disse o cardeal Parolin. E acrescentou: “Se houver assuntos urgentes, levá-los-emos lá”.

A agenda do Papa foi cancelada, pelo menos, até 18 de junho.

"Estamos contando que o Papa possa vir", diz D. José Ornelas

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, recusou antecipar cenários devido à saúde do Papa Francisco, que vai ser operado esta tarde, e disse contar com a sua presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

"Rezamos e acompanhamos a situação de saúde do Papa e esperamos aquilo que vai vir. Não antecipamos cenários, mas estamos contando que o Papa possa vir cá", afirmou aos jornalistas, em Leiria, José Ornelas, também bispo da Diocese de Leiria-Fátima, após ter recebido o secretário-geral do Partido Comunista Português, Paulo Raimundo.

O Papa vai permanecer na unidade hospitalar durante alguns dias para permitir o pós-operatório normal e a recuperação funcional total.

Já na terça-feira, o Papa havia feito exames médicos no Centro de Medicina do Idoso, no mesmo hospital, em Roma, de acordo com a agência de notícias italiana ANSA. Em março, Francisco chegou a estar hospitalizado devido a uma infeção respiratória.

[Notícia atualizada às 16h47 de 7 de junho de 2023]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+