Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo saúda JMJ Lisboa. "Vai ser uma grande festa da juventude"

05 jun, 2023 - 11:50 • Ângela Roque

Mensagem do Presidente da República, a dois meses da Jornada Mundial da Juventude, diz que presença do Papa será a mais longa de sempre e que o evento vai fazer de Portugal uma "plataforma entre oceanos, continentes, culturas e povos".

A+ / A-

“Vai ser uma grande festa da Juventude”, uma “grande festa universal, aberta, ecuménica. Portugal projetado no mundo, o mundo que se revê em Portugal”, começa por sublinhar Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem vídeo publicada esta segunda-feira no site da presidência da República.

A dois meses de Lisboa acolher a JMJ, o presidente lembra que o Papa que esta vai ser “talvez a Jornada com mais longa permanência do Papa no país que a realiza. Começa dia 2, vai até dia 6”, e incluirá uma deslocação a Fátima.


Depois de quatros anos sem Jornada, por causa da pandemia, esta será ocasião de retomar os encontros com o sucessor de Pedro, e fazer a “festa da Juventude, festa Universal, festa intensamente vivida e longamente vivida”, afirma o presidente, para quem tem particular relevância o evento acontecer em Lisboa, no atual contexto mundial e com Francisco.

"É o Papa da luta pela Paz, pelo diálogo, pela tolerância, pela compreensão. Contra as desigualdades, contra a fome, contra a miséria. O Papa das periferias, o Papa que se fez - fora da Europa, o primeiro Papa não europeu - e que continua a ser até hoje igual ao que era, próximo daqueles que mais sofrem, daqueles que mais excluídos são, daqueles que sistematicamente são ignorados”, afirma Marcelo.

“Portugal, daqui a menos de dois meses acolhe o Papa Francisco, acolhe a Juventude de todo o mundo, no espírito que deve ser o de Portugal: plataforma entre oceanos, continentes, culturas e povos”, sublinha ainda na mensagem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+