Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Enviado do Papa chega esta segunda-feira a Kiev

05 jun, 2023 - 09:00 • Aura Miguel

Cardeal Matteo Maria Zuppi estará dois dias na capital ucraniana.

A+ / A-

O Papa Francisco enviou um cardeal a Kiev para tentar alcançar a paz.

Numa breve nota, o Vaticano informa que, de “5 a 6 de junho de 2023, o Cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, fará uma visita a Kiev como enviado do Santo Padre Francisco”.

A Santa Sé refere que esta iniciativa “tem como principal objetivo ouvir em profundidade as autoridades ucranianas sobre os caminhos possíveis para alcançar uma paz justa e apoiar gestos humanitários que contribuam para aliviar as tensões”.

Possível visita de Zuppi a Moscovo?

A propósito da visita do cardeal Zuppi a Kiev, a agência russa Tass cita fontes vaticanas para adiantar que também “está em preparação” uma possível visita do cardeal italiano a Moscovo. A Tass, no entanto, não revela outros detalhes nem a origem das fontes vaticanas.

Esta manhã, o porta-voz do Kremlin Dmity Peskov afirmou que, para já, a agenda do presidente Putin não prevê qualquer encontro.

De acordo com a imprensa italiana, Peskov acrescentou “sabemos que o enviado do Papa vai primeiro a Kiev, para já não há nada, mas se houver alguma coisa, informar-vos-emos”.

[notícia atualizada às 15h22 de 5 de junho de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    05 jun, 2023 Lisboa 11:49
    Não precisava de lá ter ido: as propostas da Ucrânia são conhecidas. Retirada total das forças russas de todos os territórios ucranianos ocupados incluindo a Crimeia, entrega de prisioneiros e de criminosos de guerra russos para serem julgados, pagamento de indemnizações de guerra pelas destruições efetuadas e garantias - valem o que valem, mas ... - de respeito pela integridade territorial da Ucrânia. Qualquer outra proposta, nomeadamente de cedência de territórios em prol da "Paz de Moscovo" não só não será aceite, como significa o fim da possibilidade de mediação do Vaticano.

Destaques V+