Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nicolau Nasoni

Torre dos Clérigos celebra aniversário do seu criador

01 jun, 2023 - 13:05 • Redação

2 de junho é dia de Itália e também o dia do aniversário de Nicolau Nasoni, "importante arquiteto do Porto" a quem a Irmandade dos Clérigos presta homenagem.

A+ / A-

Celebra-se na sexta-feira o aniversário do arquiteto que desenhou a Torre dos Clérigos, no Porto.

Nicolau Nasoni, responsável pela fachada da Torre dos Clérigos, nasceu a 2 de junho de 1691 em Itália -- por coincidência, o mesmo dia em que se celebra o Dia da República Italiana.

Como tal, a Irmandade dos Clérigos decidiu organizar dois espetáculos para homenagear o artista italiano responsável por várias obras da cidade do Porto e do norte do país.

O primeiro espetáculo de sexta-feira começa às 18h, com o concerto do grupo Ensemble VIVAN, grupo de música da câmara que vai interpretar peças de compositores italianos do período clássico e barroco. “Especialmente pensada para o dia da Festa da República Italiana e a Nicolau Nasoni”, explica a organização.

A segunda iniciativa é um espectáculo de Dança Vertical na Torre dos Clérigos. A dançarina Paulina Almeida irá atuar aos sons dos saxofones de Henk van Twillert e dos Vento do Norte. A atuação decorrerá na fachada principal da Torre, numa performance dedicada a Itália, a Nasoni e ao lançamento da primeira pedra da Igreja dos Clérigos.

O evento conta com o apoio da Associação Socio-Culturale Italiana del Portogallo (ASCIPDA).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+