Tempo
|
A+ / A-

JMJ Lisboa 2023 já tem 600 mil peregrinos inscritos

31 mai, 2023 - 18:40 • Ângela Roque

Top 5 dos 200 mil peregrinos que já finalizaram inscrição inclui Espanha, Itália, Portugal, França e Polónia. Dos mais de 20.600 voluntários, 365 são exclusivos para a área da saúde. A organização diz que os números estão “acima das curvas” registadas nesta fase em Jornadas anteriores.

A+ / A-

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), que Lisboa vai acolher de 1 a 6 de agosto, já tem 600 mil inscrições: “400 mil na fase 2 de inscrição, e 200 mil com inscrição completa”.

A dois meses do evento com o Papa Francisco, a organização da JMJ Lisboa 2023 diz que o balanço é “assente em dados que estão continuamente a evoluir”, mas garante que os números “estão mesmo acima das curvas registadas em anteriores Jornadas em idêntica fase de preparação”.

De acordo com o comunicado enviado à Renascença, virão à JMJ peregrinos de 184 países. Entre os que têm maior número de inscrições concluídas estão “Espanha (39.777), Itália (32.369), Portugal (19.350), França (9.283), Polónia (9.053) e Estados Unidos da América (5.807)”.

Quanto aos voluntários inscritos, “até ao momento já se registaram 20.605 pessoas, dos quais 363 são voluntários exclusivos para a área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem, que terão como função responder, no momento, às necessidades de saúde básicas dos participantes nos recintos do encontro”.

Cerca de seis mil famílias também já se inscreveram para receber peregrinos em casa, nas dioceses de acolhimento (Lisboa, Setúbal e Santarém), mas haverá outros locais para alojar os jovens. A Fundação JMJ Lisboa 2023 adianta que, até ao momento, há espaços para 400 mil pessoas nas Dioceses de acolhimento "e está ainda em negociações para a assinatura de protocolos com Câmaras e outras entidades municipais nestas localidades”, indica o comunicado.

“Todos os peregrinos que participam na JMJ Lisboa 2023 vão ser apoiados por uma rede de alimentação que, com o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), conta até ao momento com mais de 1.000 estabelecimentos parceiros, que vão disponibilizar mais de dois milhões de refeições”.

Para além dos eventos centrais, a JMJ irá ter “201 intervenções, entre as quais se contam eventos de música, conferências, exposições, teatro, dança, cinema e torneios desportivos”, em “90 espaços espalhados pelos concelhos de Lisboa, Loures e outros municípios”. Ao todo, estas intervenções artísticas vão contar com representantes de 55 países.

A organização reafirma, ainda, o “compromisso de sustentabilidade ambiental da Jornada”, para “mobilizar a população para as boas práticas ambientais”, e revela que até agora já 6.753 árvores foram plantadas em nome da JMJ Lisboa 2023, em todo o mundo, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Índia, Austrália, Angola, Guiné e Brasil.

O Hino da JMJ Lisboa 2023, ‘Há pressa no ar’, “já foi traduzido para nove línguas, para além das cinco línguas oficiais do encontro, nomeadamente para mandarim, vietnamita, coreano, indonésio e árabe, estando ainda disponível em língua gestual portuguesa”.

A Jornada Mundial da Juventude vai decorrer de 1 a 6 de agosto em Lisboa. O Papa Francisco chegará a Portugal no dia 2 e irá a Fátima a 5, mas o programa oficial ainda não foi divulgado pelo Vaticano.

[Artigo corrigido às 21h20 com dados atualizados do número total de inscrições]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adelina Oliveira
    05 jun, 2023 Lisboa 12:55
    Vai ser mt bom a realização das JMJ em Lisboa

Destaques V+