Tempo
|
A+ / A-

Fachada da Paróquia do Parque das Nações ganha mural “O Milagre”

31 mai, 2023 - 14:22 • Maria João Costa

A artista colombiana Zurik inaugura na sexta-feira um mural na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações. Próximo do recinto da Jornada Mundial da Juventude, a obra mostra uma cena entre Maria e Isabel, “num abraço de alegria, superação e gratidão”.

A+ / A-

O mural “O Milagre” será inaugurado no dia 2 de junho, durante o Arraial dos Navegantes, na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, junto ao recinto onde vai decorrer a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Da autoria da artista colombiana Zurik, a obra nasce depois da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes ter desafiado a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa a desenvolver um trabalho que marcasse a organização do encontro da JMJ.

A artista que começou a carreira a pintar graffiti de forma autodidata na sua terra natal, em Bogotá, em 2009, enquanto estudava design gráfico propôs um mural que vai ocupar uma das paredes laterias do edifício do Salão Paroquial da Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes.

Em comunicado, a paróquia explica que foi aberto um concurso que recebeu “18 propostas artísticas oriundas de quatro países”. A vencedora, Zurik, propõe uma obra que “mostra uma cena entre Maria e Isabel, num abraço de alegria, superação e gratidão”, lê-se no comunicado.

“Trata-se de uma intervenção onde predominam os tons de terracota, com um padrão de azulejos desenhados a partir da rosa-dos-ventos e a silhueta da cidade de Lisboa em grande formato, banhada por uma luz com duas interpretações: o nascer do sol (novas oportunidades, um recomeço, uma saudação) ou o pôr-do-sol (deixando para trás as dificuldades e os maus momentos)”, indica a paróquia sobre o mural.

A artista que vive hoje em Barcelona resolveu integrar “elementos realistas com elementos minimalistas e modernos” no mural. “A artista Zurik procura combinar elementos de pintura muralista, de graffiti, de cariz religioso, num fresco atual”, explica o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+