Tempo
|
A+ / A-

Papa Francisco retoma agenda após quadro febril

27 mai, 2023 - 10:09 • Lusa

Após um dia de descanso, Papa retoma audiências. No domingo há missa de Pentecostes na Basílica de São Pedro.

A+ / A-

O Papa retomou este sábado a sua agenda, com várias audiências, após ter cancelado diversas atividades na sexta-feira por ter apresentado um quadro febril.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou ontem que, "devido a quadro estado febril", o Papa havia cancelado as audiências que teria nesse dia.

"O Papa estava cansado, ontem [quinta-feira] teve um dia muito intenso", disse na sexta-feira o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, à margem de um encontro na embaixada italiana no Vaticano, citado pelos meios de comunicação locais.

O cardeal explicou que, na quinta-feira, Francisco "viu muita gente e, na reunião da [fundação] Scholas Occurrentes, quis ter contacto com todos. Em certo momento a resistência falha".

Após um dia de descanso, hoje retomou as suas audiências e no domingo está marcada a missa de Pentecostes na Basílica de São Pedro.

Francisco, de 86 anos, deu entrada no final de março no Hospital Gemelli, em Roma, com uma "pneumonia aguda", conforme explicou durante o voo de regresso da sua viagem à Hungria.

"Senti-me mal depois de uma audiência, não queria comer e fui dormir, mas não perdi a consciência, só tive febre alta", explicou o Papa quando questionado sobre os motivos dos seus três dias de internação no Hospital Gemelli, em Roma.

"Mas o organismo tem reagido bem ao tratamento", acrescentou Francisco aos jornalistas no avião no regresso da viagem à Hungria.

Esta foi a segunda vez que Francisco foi hospitalizado no Gemelli. A primeira aconteceu em 04 de julho de 2021, quando passou por uma cirurgia no cólon e ficou dez dias hospitalizado.

Desde então, o Papa também sofre de um problema no joelho direito, que o obriga a andar com uma bengala ou cadeira de rodas, mas Francisco garantiu em várias ocasiões que não quer submeter-se a uma cirurgia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+