Tempo
|
A+ / A-

Novo Bispo auxiliar da diocese Porto

Cónego Joaquim Dionísio. “O desafio é enorme”

26 mai, 2023 - 12:05 • Isabel Pacheco

O sacerdote da diocese de Lamego é um dos dois novos bispos auxiliares da diocese do Porto.

A+ / A-

A nomeação pela Santa Sé para bispo auxiliar da diocese do Porto surpreendeu o cónego Joaquim Dionísio que admite ter recebido a notícia com “espanto” e “apreensão”, mas com “confiança”.

“Com espanto e, sobretudo, com apreensão porque me sinto muito aquém do exigido para desempenhar a missão”, reconhece à Renascença o sacerdote. Qualquer das formas, acrescenta, “com confiança no Senhor que chama e envia e confiante na Misericórdia Divina e na Fraternidade eterna dos irmãos”.

O, também, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa admite que se trata de um “desafio enorme” servir a “maior diocese do país” e que serão muitas as mudanças para quem chega de uma diocese do interior do país.

“Sou padre no presbitério de Lamego , uma diocese mais interior marcada pela ruralidade e pela desertificação. E agora o desafio de aproximar com o litoral para servir uma das maiores dioceses do país, portanto, as mudanças são muitas”, aponta. “O desafio é enorme”, reconhece Joaquim Dionísio que diz contar “com a Graça de Deus e o acolhimento dos cristãos e, sobretudo, de D. Manuel Linda na sua missão”.

Sacerdote de três paróquias na diocese de Lamego, o Cónego Joaquim Dionísio foi nomeado, esta sexta-feira, bispo auxiliar da diocese do Porto, a par do Cónego Roberto Mariz que deixa a arquidiocese de Braga para, também, auxiliar o bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+