Tempo
|
A+ / A-

Padre Gonçalo Abreu Rocha é o novo vigário regional do Opus Dei em Portugal

24 mai, 2023 - 11:21 • Olímpia Mairos

O sacerdote de 57 anos é doutorado em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

A+ / A-

O padre Gonçalo Abreu Rocha foi nomeado novo vigário regional do Opus Dei em Portugal.

Na ocasião da nomeação, o sacerdote agradeceu a oração de todos, expressando a sua confiança “na assistência de Deus e da sua Mãe para realizar esta missão, sempre em união com o Papa e os pastores da Igreja, em especial o Prelado do Opus Dei”.

“Nestes meses, o nosso coração estará focado em viver com espírito de conversão pessoal a grande bênção que Deus dá a Portugal com a presença do Santo Padre em Fátima e na JMJ”, acrescentou.

Nascido em Lisboa a 18 de janeiro de 1966, onde viveu até se mudar para Roma, em 1993, foi ordenado sacerdote a 9 de setembro de 2000, em Roma, pelo então Prelado do Opus Dei, o bispo D. Javier Echevarría.

Licenciou-se em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou durante 4 anos, e fez o doutoramento em Teologia Dogmática na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

O padre Gonçalo Abreu Rocha viveu em Roma até 2007, no seminário internacional do Opus Dei, onde foi vice-reitor entre 2000 e 2007, ano em que regressou a Portugal.

Desde então, foi sempre um colaborador próximo do vigário regional e exerceu a sua atividade pastoral em Lisboa, onde é capelão da Residência Universitária dos Álamos.

Foi nomeado Vigário Regional no dia 18 de maio de 2023.

O anterior vigário regional, monsenhor José Rafael Espírito Santo, foi nomeado Delegado para a região de Portugal, ficando assim a colaborar com o novo vigário regional.

De acordo com a nota enviada à Renascença, o vigário regional é o responsável máximo da Prelatura do Opus Dei em cada uma das suas circunscrições territoriais, também designadas regiões. Em Portugal, essa circunscrição coincide com o território português.

O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica, foi fundado por S. Josemaria Escrivá de Balaguer (1902-1975), e tem como finalidade difundir em todos os ambientes da sociedade uma profunda consciencialização do chamamento universal à união com Deus e à evangelização, na vida profissional e em todas as circunstâncias da existência corrente.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    24 mai, 2023 Coimbra 15:11
    Quando é que a Igreja acaba com esta seita dentro da mesma. A Opus Dei é anti Cristo. São uma vergonha para todos os cristãos!!!
  • Maria Adelaide Figui
    24 mai, 2023 Porto 10:49
    Com todo o respeito pelo título deste artigo, quero referir que no Opus Dei nunca existiu "autoridade hierárquica ". O Prelado é a pessoa eleita para dirigir o caminho traçado por S. Josemaria. O carisma do Opus Dei sempre foi e será "a santificação do trabalho" no meio do mundo.

Destaques V+