Tempo
|
A+ / A-

EUA

Abusos na Igreja. Estado de Illinois identifica quase duas mil vítimas

23 mai, 2023 - 19:42 • João Malheiro

O estado de Illinois identificou 451 abusadores, mas a Igreja tinha apenas divulgado a identidade de 103 membros, em 2018.

A+ / A-

Uma investigação pelo procurador-geral de Illinois, nos Estados Unidos, estima que 451 membros da Igreja Católica abusaram de quase 1.997 mil crianças, em todas as dioceses do estado, ao longo de sete décadas.

Os números são superiores aos dados que a Igreja Católica norte-americana avançou, em 2018.

Na altura, a Igreja tinha divulgado a identidade de 103 membros que seriam responsáveis por abusos de menores. À medida que a investigação avançou, a Igreja divulgou mais alguns nomes.

Num relatório de quase 700 páginas, o procurador-geral de Illinois, Kwame Raoul, aponta que "a Igreja faz um trabalho importante no apoio às populações mais vulneráveis, mas tem de ser responsabilizada quando trai a confiança do público".

A investigação refere que muitos abusadores tiveram "o benefício da dúvida", o que lhes permitiu continuar a abusar de mais vítimas.

"Foi negada Justiça a centenas de sobreviventes, porque a Igreja não investigou certas denúncias de abuso sexual de menores", indica o relatório do procurador-geral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+