Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Religião

“Desperdiçamos muito” a disponibilidade dos mais velhos, diz Patriarca de Lisboa

19 mai, 2023 - 20:29 • Ana Catarina André

No encerramento do Congresso Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa, D. Manuel Clemente adiantou que estão previstos para outubro encontros com todos os que trabalharam na organização da Jornada Mundial da Juventude. O objetivo é que juntos reflitam sobre a pastoral da diocese.

A+ / A-

O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, considera que “há um enorme desperdício” não apenas na Igreja, mas na sociedade” das potencialidades da população sénior. No encerramento do Congresso Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa, que decorreu esta sexta-feira, em Óbidos, o prelado afirmou que “muitas coisas feitas à pressa”, “mal feitas, mal escritas e mal terminadas” não aconteceriam se “quem sabe” fosse ouvido.

“Desperdiçamos, mas desperdiçamos muito grande parte da disponibilidade existencial, tanto de sabedoria, de experiência feita, de conhecimentos, e prática de vida”, disse D. Manuel Clemente.

Encontro pós Jornada Mundial da Juventude

Diante de um auditório composto sobretudo por responsáveis e trabalhadores da área social, D. Manuel Clemente anunciou, ainda, que, depois do encontro deste verão dos jovens com o Papa Francisco, o Patriarcado de Lisboa quer reunir todos os que trabalharam na organização do evento para que juntes pensem a pastoral da diocese.

Estes encontros deverão acontecer em outubro, em cada uma das 18 vigararias do Patriarcado.

“Esta jornada está a criar uma geração, e vai traduzir-se numa maneira de estar na vida para muitos milhares de jovens a que podemos chamar geração jornada Mundial da Juventude 2023 ou geração 23”, disse o prelado, sublinhando que a JMJ envolve jovens de todo o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+