Tempo
|
A+ / A-

vaticano

Papa Francisco diz que abusos sexuais são um "dos maiores desafios" da Igreja

05 mai, 2023 - 14:12 • Ecclesia

"Os princípios do respeito pela dignidade de todos, pela conduta correta e por uma vida sã devem tornar-se uma regra universal", disse Francisco, durante uma audiência à Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores.

A+ / A-

O Papa afirmouesta sexta-feira que o abuso sexual de menores por membros do clero e a “má administração pelos líderes da Igreja” tem sido um dos “maiores desafios para a Igreja”, falando à Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores (CPPM).

“A guerra, a fome e a indiferença perante o sofrimento dos outros são problemas terríveis no nosso mundo, e clamam ao céu. Mas a crise dos abusos sexuais é particularmente grave para a Igreja, porque mina a sua capacidade de abraçar plenamente e dar testemunho da presença libertadora de Deus”, referiu Francisco, no Vaticano, num discurso enviado à Agência ECCLESIA pela Santa de Imprensa da Santa Sé.

O Papa salientou que “a incapacidade, sobretudo por parte dos responsáveis da Igreja”, de fazer o que deveriam ter feito, “foi motivo de escândalo para muitos”, acrescentando que, nos últimos anos, “a consciência deste problema” se estendeu a toda a comunidade cristã.

A intervenção destacou, no entanto, que as lideranças católicas não permaneceram “silenciosos ou inativos”, lembrando o Motu Proprio ‘Vos estis lux mundi’, de 2019, recentemente atualizado.

“O abuso sexual de menores pelo clero e a sua má administração pelos líderes eclesiásticos foram um dos maiores desafios para a Igreja do nosso tempo”, advertiu Francisco.

O Papa observou que a experiência adquirida permite que as Conferências Episcopais e os bispos, individualmente, “introduzam melhorias”.

“Ninguém pode afirmar honestamente que não é afetado pela realidade dos abusos sexuais na Igreja”, prosseguiu.

Perante a renovada CPPM, Francisco partilhou também “sugestões” e pediu que os membros do organismo tenham presente três princípios, parte de uma “espiritualidade de reparação”.

No segundo ponto, o Papa afirmou que o abuso sexual “abriu muitas feridas no mundo, e não apenas na Igreja”, lembrando que muitas vítimas “continuam a sofrer os efeitos de abusos” que aconteceram há anos, com consequências que se fazem sentir “nas relações entre cônjuges, pais e filhos, irmãos e irmãs, amigos e colegas”.

O Papa partilhou que, recentemente, esteve com “um grupo de sobreviventes de abusos”, todos idosos, e alguns manifestaram o “desejo de viver os anos que lhes restam em paz”, o que “significava retomar a relação com a Igreja que os tinha magoado”.

Francisco, em terceiro lugar, encorajou a CPPM a cultivar uma abordagem que “espelhe o respeito e a bondade do próprio Deus”, afirmando que chegou o momento de “reparar os danos causados às gerações precedentes e àqueles que continuam a sofrer”.

Francisco assinalou que os esforços para “melhorar as diretrizes e as normas de conduta” do clero e dos religiosos “devem continuar”, pedindo à CPPM que apresente um relatório anual, sobre o que “consideram estar a funcionar bem ou não, para que possam ser feitas as alterações adequadas”.

O Papa começou o seu discurso a destacar que “estão a dar frutos” as sementes lançadas há cerca de dez anos, quando o Conselho de Cardeais recomendou a criação deste organismo, para enfrentar os desafios de hoje com “sabedoria e coragem, é importante parar por um momento e refletir sobre o passado”.

A Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, presidida pelo cardeal Seán O’Malley, está reunida na sua segunda assembleia plenária, até este sábado, no Vaticano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+