Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Recebido pelo Papa, primeiro-ministro da Ucrânia pede ajuda para resgatar crianças da Rússia

27 abr, 2023 - 12:04 • Aura Miguel

Denys Shmyhal convidou Francisco a visitar a Ucrânia. O encontro realizou-se antes de o Santo Padre viajar para a Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro, Viktor Orbán, e com refugiados da guerra.

A+ / A-

O Papa recebeu esta quinta-feira de manhã, no Vaticano, o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, que pediu a Francisco ajuda para resgatar as crianças ucranianas transferidas ilegalmente para território russo.

Em declarações à imprensa após o encontro de meia hora com Francisco, Shmyhal explicou que pediu "ao Vaticano e ao Santo Padre ajuda para recuperar as crianças levadas à força pela Rússia", um crime que já levou o TPI a emitir um mandado de captura internacional ao Presidente russo, Vladimir Putin.

Em comunicado, a Santa Sé refere que nas conversações foram abordadas várias questões relacionadas com a guerra na Ucrânia, “com especial atenção para a vertente humanitária e para os esforços de restabelecimento da paz”.

O encontro realizou-se na véspera de o Santo Padre viajar para a Hungria, país vizinho da Ucrânia, onde se encontrará com o primeiro-ministro, Viktor Orbán, e outras autoridades húngaras. Durante essa viagem, Francisco tenciona encontrar-se também com refugiados da guerra iniciada com a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Na troca de presentes, o Papa ofereceu ao primeiro-ministro ucraniano uma placa de bronze em alto relevo com uma flor a nascer e a inscrição "A paz é uma flor frágil”.

Denys Shmyhal recebeu também das mãos do Papa a mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana, o livro sobre a celebração de 27 de março de 2020 (com o Papa sozinho durante a pandemia na Praça de São Pedro) e ainda o volume "Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia”.

Da Ucrânia para Francisco, o primeiro-ministro trouxe um jarro de cerâmica representando um galo (uma peça que sobreviveu a um bombardeio perto de Kiev), algumas espigas de trigo da Ucrânia e um livro de fotos sobre a guerra em curso e a resistência do povo ucraniano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+