Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja apresenta grupo VITA para apoiar vítimas de abusos

26 abr, 2023 - 07:19 • Lusa

Segundo a CEP, prevê-se que este grupo promova a elaboração de um manual de prevenção para a Igreja Católica portuguesa e colabore com a Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis "no acolhimento e acompanhamento das vítimas, bem como na formação preventiva dos agentes pastorais".

A+ / A-

A Igreja Católica portuguesa apresenta esta quarta-feira em Lisboa o organismo de apoio às vítimas de abuso sexual em ambiente eclesiástico e que vai trabalhar em articulação com as Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.

Denominado Grupo VITA - Grupo de acompanhamento das situações de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal -, este projeto será liderado pela psicóloga Rute Agulhas - que até agora integrava a Comissão Diocesana de Lisboa de Proteção de Menores - e a sua ação terá um horizonte temporal de três anos. A apresentação está marcada para as 14h30, no Hotel Mundial.

"Será constituído por uma equipa de profissionais tecnicamente competentes e terá a missão de acolher, escutar, acompanhar e prevenir as situações de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja em Portugal, dando atenção às vítimas e aos agressores", esclareceu a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na passada quinta-feira, quando anunciou a constituição do Grupo VITA.

Além de Rute Agulhas (especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia da Justiça), o Grupo VITA será constituído por Alexandra Anciães (psicóloga, experiência de avaliação e intervenção com vítimas adultas), Joana Alexandre (psicóloga, docente universitária e investigadora na área da prevenção primária dos abusos sexuais), Jorge Neo Costa (assistente social, intervenção com crianças e jovens em perigo), Márcia Mota (psiquiatra, especialista em Sexologia Clínica e intervenção com vítimas e agressores sexuais) e Ricardo Barroso (psicólogo, docente universitário e especialista em intervenção com agressores sexuais).

Criação de manual de prevenção para a Igreja Católica portuguesa

Haverá ainda um grupo consultivo, com a participação do padre João Vergamota (especialista em Direito Canónico) e Helena Carvalho (docente universitária especialista em análise estatística). Será ainda integrado um advogado/jurista, especialista em crimes de natureza sexual, cujo nome não foi definido.

Segundo a CEP, prevê-se que este grupo promova a elaboração de um manual de prevenção para a Igreja Católica portuguesa e colabore com a Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, presidida pelo antigo procurador-geral da República, José Souto de Moura, "no acolhimento e acompanhamento das vítimas, bem como na formação preventiva dos agentes pastorais".

A criação do Grupo VITA surge na sequência do trabalho da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, que, ao longo de quase um ano, validou 512 testemunhos de casos ocorridos entre 1950 e 2022, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de 4.815 vítimas.

Como consequência, algumas dioceses decidiram afastar cautelarmente do ministério alguns padres, enquanto decorrem os respetivos processos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+