Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Via Sacra de Roma junta jovem ucraniano e russo em oração

07 abr, 2023 - 17:14 • Aura Miguel , Diogo Camilo

A oração conjunta deverá ter lugar na 10.ª estação deste circuito, quando Jesus é despojado das suas vestes. "Verás que tudo passa. E, com a ajuda do bom Deus, voltará a paz", diz o jovem ucraniano. O jovem russo mostra um "sentido de culpa" pela guerra.

A+ / A-

Um jovem ucraniano e outro russo vão juntar-se esta sexta-feira numa oração conjunta durante a procissão da Via Sacra, que se realiza esta noite em Roma.

A oração conjunta deverá ter lugar na 10.ª estação deste circuito, quando Jesus é despojado das suas vestes. O título da meditação desta estação é “vozes de paz de jovens da Ucrânia e da Rússia”.

O jovem ucraniano contará que, durante a guerra na Ucrânia, o seu pai ficou retido para combater e que se sentiu "triste" por abandonar o país. Regressado à Ucrânia, diz que a situação permanece difícil: "Há guerra por todo o lado, a cidade está destruída. Mas, no coração, ficou-me aquela certeza de que falava a minha avó quando eu chorava: 'Verás que tudo passa. E, com a ajuda do bom Deus, voltará a paz'.

Já o jovem russo mostra um "sentido de culpa" pela guerra. "Ao mesmo tempo não compreendo porquê e sinto-me mal duas vezes. Despojado da felicidade e de sonhos para o futuro. Há dois anos vejo chorar a avó e a mãe. Uma carta informou-nos que o meu irmão mais velho morreu", descreve.

O jovem russo diz ainda que viu o pai e o avô partirem e que vive a guerra "com muito medo". "Regressado a casa escrevi uma oração: Jesus, por favor, faz com que haja paz no mundo inteiro e que todos possamos ser irmãos."

A celebração da Via Sacra, que tem início previsto para as 21h15 em Roma (20h15 em Lisboa), não terá a participação do Papa Francisco, que acompanhará as cerimónias a partir da sua residência, devido ao “frio intenso”.

O sumo pontífice, de 86 anos, recebeu alta hospitalar no sábado, após três dias de internamento devido a uma bronquite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+