Tempo
|
A+ / A-

Quem são os ismaelitas? Conheça a comunidade que foi alvo de ataque em Lisboa

28 mar, 2023 - 12:34 • Joana Azevedo Viana

Esta terça-feira, um homem de nacionalidade afegã atacou o Centro Ismaelita em Lisboa, templo deste ramo minoritário do xiismo que tem a sua sede mundial em Lisboa. Duas mulheres morreram e um homem ficou ferido na sequência do esfaqueamento.

A+ / A-

Um homem atacou esta terça-feira o Centro Ismaelita de Lisboa à facada, matando duas funcionárias. As motivações do suspeito ainda não conhecidas.

Segundo as autoridades, trata-se de um refugiado afegão que acabou por ser baleado numa perna pela polícia, tendo sido transportado para o hospital de São José. Uma outra pessoa sofreu ferimentos no peito e no pescoço, tendo sido levada para o Hospital de Santa Maria para tratamento.

O presidente da junta de São Domingos de Benfica, onde está localizado o centro, diz que o suspeito integrava a comunidade e que alegadamente sofre de "problemas psicológicos".

Mas que centro é este? Quem são, afinal, os ismaelitas?

O que é o ismaelismo?

É um ramo minoritário do xiismo, uma corrente do islamismo. À semelhança dos outros muçulmanos, os ismaelitas acreditam num único deus e no profeta Maomé como mensageiro divino.

Partilham quase todas as crenças dos restantes xiitas, em si mesmos já um ramo minoritário do Islão, à exceção de uma: ao contrário dos restantes, seguem um imã vivo.

Qual a ligação ao príncipe Aga Khan?

O atual líder espiritual dos ismaelitas é o príncipe Karim Aga Khan, nomeado pelo seu avô, Aga Khan III, em 1957, quando tinha 20 anos.

Para os crentes no ismaelismo, Aga Khan é o descendente direto do profeta Maomé.

Aga Khan é o herdeiro milionário de Aly Khan, o filho mais novo de Aga Khan III, um playboy que durante anos fez manchetes das revistas cor de rosa com as suas histórias e aventuras, incluindo o casamento de dois anos com a atriz Rita Hayworth, entre 1949 e 1951.

Aly Khan morreu em 1960 num acidente de automóvel. A mãe de Aga Khan é a princesa Tajuddawlah Aly Khan, nascida Joan Barbara Yarde-Buller, que se converteu ao Islão para casar com Aly Khan.

Apesar de os ismaelitas não terem um país, Aga Khan é sempre recebido como um chefe de Estado quando se desloca em visitas oficiais.

Quantas pessoas se identificam como ismaelitas?

Haverá cerca de 15 milhões de ismaelitas em todo o mundo.

Em Portugal serão entre 8 e 10 mil pessoas a professar esta fé.

O que representa o centro onde se deu o ataque?

O centro ismaelita de Lisboa é o coração desta comunidade em Portugal e foi sede mundial do Imamat Ismaili, entidade supranacional que representa os ismaelitas, até 2020, quando foi transferida para o Palacete Leitão, na Rua Marquês da Fronteira.

A sede mundial dos ismaelitas foi instalada em Lisboa em junho de 2015, quando Aga Khan esteve em Portugal para assinar com a República Portuguesa o protocolo formal nesse sentido.

Em 2019, o príncipe voltou a Lisboa para formalizar a transferência da sede mundial do Imamat Ismaili para o Palacete Leitão.

O Centro Ismaelita integra a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN, em inglês), criada pelo representante máximo dos ismaelitas em 1967 para promover o diálogo interreligioso e intercultural em todo o mundo.

Através das suas fundações espalhadas pelo mundo, emprega cerca de 36 mil pessoas, de acordo com contas do New York Times.

[corrigido às 14h09 com informações sobre as viagens de Aga Khan a Portugal]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • samuel lcuas samuell
    28 ago, 2023 belo horizoute 21:50
    a historia de ismalismos vai começa a historia arabia saudita livro de genesis

Destaques V+