Tempo
|
A+ / A-

Alijó recria Via Dolorosa ao vivo com mais de 500 participantes

28 mar, 2023 - 11:15 • Olímpia Mairos

O espetáculo ao ar livre terá a duração de cerca de 1h45 e cumpre a “sequência da narrativa dos últimos dias de Jesus Cristo, sendo que cada quadro é encenado por uma freguesia, num lugar específico da vila, conferindo-lhe uma dinâmica própria e singular”.

A+ / A-

As ruas da Vila de Alijó vão receber a recriação da “Via Dolorosa” com a participação de mais de 500 pessoas de todas as freguesias do concelho.

O espetáculo ao vivo terá lugar durante a Semana Santa, no dia 5 de abril, a partir das 21 horas, e inclui a encenação de vários quadros da Via Sacra em diferentes locais da vila.

A iniciativa da autarquia de Alijó, em colaboração com as 14 juntas de freguesia, conta com a participação de elementos das associações locais e da comunidade em geral.

Segundo o diretor artístico do espetáculo, Marco Aurélio, esta recriação “é a maior encenação da via sacra com intervenientes ativos”, sendo que cada um dos participantes desempenha uma personagem específica na recriação.

De acordo com a autarquia, nas últimas semanas, mais de 500 pessoas têm dedicado parte do seu tempo aos ensaios para dar vida às 14 estações da “Via Dolorosa”.

O espetáculo ao ar livre terá a duração de cerca de 1h45 e cumpre a “sequência da narrativa dos últimos dias de Jesus Cristo, sendo que cada quadro é encenado por uma freguesia, num lugar específico da vila, conferindo-lhe uma dinâmica própria e singular”, refere a autarquia.

Os vários quadros que integram a dramatização têm início na área envolvente ao Plátano sendo que a primeira cena terá lugar em frente ao Tribunal, com a chegada de Cristo e dos apóstolos.

De seguida, será recriada a entrada em Jerusalém, nas traseiras da Igreja Matriz.

As cenas seguintes acompanham vários quadros no adro da Igreja Matriz, no Chafariz, na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal, no largo em frente aos Bombeiros Voluntários, na escadaria da Escola EB2,3/S de Alijó e no anfiteatro das Piscinas Municipais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+