Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grande Porto

Procissão do Enterro do Senhor em tarde de Sexta-feira Santa

27 mar, 2023 - 13:41 • Henrique Cunha

A organização diz que é "a maior procissão da Semana Santa do Grande Porto".

A+ / A-

Em Rio Tinto, concelho de Gondomar, está marcada para Sexta-feira Santa a Procissão do Enterro do Senhor.

A organização diz que é "a maior procissão da Semana Santa do Grande Porto". A iniciativa está marcada para dia 7 de abril, dia de Sexta-feira Santa.

Em nota enviada à Renascença, a organização adianta que “a Procissão do Enterro expressa o sentimento, a comoção e a devoção dos católicos com a morte de Cristo na cruz e o seu enterro. Estas procissões começaram a realizar-se em finais do séc. XV e inícios do séc. XVI, oriundas de tradições vindas de Jerusalém".

"Era uma procissão «teofórica», pois levava-se o Santíssimo Sacramento numa urna. O Concílio de Trento proibiu estas procissões fora dos templos, e assim foi introduzida a imagem do Senhor Morto”. “Em Rio Tinto, esta secular procissão segue o esquema mais antigo: a realização da procissão no período da tarde. Segundo o relato bíblico, Jesus morreu cerca das três horas da tarde, seguindo-se depois a sua descida da cruz e sepultamento”, prossegue a nota.

No dia 7 de abril, às 16h, realiza-se a Celebração da Paixão do Senhor, seguindo-se às 18h a Procissão do Enterro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+