Tempo
|
A+ / A-

Abusos na Igreja

Bispo do Porto entregou processos de alegados abusadores ao Vaticano

24 mar, 2023 - 17:09 • Ana Catarina André

D. Manuel Linda indica que a lista com os nomes dos sacerdotes foi também entregue à Procuradoria-Geral da República.

A+ / A-

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, entregou quinta-feira, no Vaticano, o resultado do inquérito preliminar relativo à lista dos alegados abusadores.

Em comunicado, a Diocese do Porto informa também que a lista com os nomes foi enviada à Procuradoria-Geral da República (PGR), no dia 10 de março, “tal como a recebeu da Comissão Independente”.

A diocese adianta, ainda, que a documentação relativa a cada um dos processos foi entregue pessoalmente por D. Manuel Linda, no Dicastério para a Doutrina da Fé, o organismo no Vaticano responsável pelos casos de abusos sexuais de menores.

“O Dicastério informou que, após análise mais detalhada, transmitirá ao Bispo do Porto as orientações que considerar oportunas”, lê-se no comunicado.

A semana passada, o bispo do Porto anunciou a suspensão de três dos sete alegados abusadores no ativo, não tendo divulgado até ao momento mais informação sobre esses processos.

No mesmo comunicado, a diocese reitera que “fará o que estiver ao seu alcance para dar prioridade às vítimas e para que seja erradicado este trágico fenómeno dos abusos. Ao mesmo tempo, procurará acompanhar todos os envolvidos, como tem feito até aqui”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+