Tempo
|
A+ / A-

audiência à Comece

Papa alerta para a falta de unidade e paz na Europa

23 mar, 2023 - 10:17 • Aura Miguel

Na audiência aos participantes na assembleia plenária da Comece, Francisco sublinhou que a unidade europeia “não pode ser uma unidade uniforme, que homologa, mas, pelo contrário, deve ser uma unidade que respeita e valoriza a singularidade, a peculiaridade dos povos e das culturas que a compõem”.

A+ / A-

“A guerra não pode nem deve ser uma solução para os conflitos na Europa”, disse esta manhã o Papa Francisco aos participantes na assembleia plenária da COMECE (Comissão dos Episcopados da União Europeia). Ao recebê-los em audiência, no Vaticano, Francisco refletiu sobre dois grandes sonhos dos pais fundadores do projeto Europa: Unidade e Paz.

Francisco sublinhou que a unidade europeia “não pode ser uma unidade uniforme, que homologa, mas, pelo contrário, deve ser uma unidade que respeita e valoriza a singularidade, a peculiaridade dos povos e das culturas que a compõem”. Exemplo disto é a diversidade de países e culturas a que pertenceram os grandes protagonistas e fundadores de uma Europa unida como, por exemplo, os italianos De Gasperi e Spinelli, os franceses Monnet e Schuman, o alemão Adenauer, o belga Spaak belga e o luxemburguês Beck.

O Papa compara a riqueza cultural e histórica da Europa a um rio com os seus afluentes, mas “se os afluentes forem enfraquecidos ou bloqueados, todo o rio vai ressentir-se e perde força”. Por isso, o futuro da Europa implica “unidade na diversidade”, senão prevalecerá apenas “o paradigma tecnocratico, que não é fecundo perché nem apaixona ninguém”.

A urgência da paz

O segundo ponto fulcral para o futuro da Europa é a consolidação da paz. Francisco lamenta que “hoje já se possa falar em terceira guerra mundial” e recorda como “a guerra na Ucraina é nossa vizinha e abalou a paz europeia”. O Papa elogiou a pronta solidariedade dos muitos países no apoio às vítimas e refugiados, mas lamenta não ter havido uma resposta semelhante no empenho coeso pela paz.

Francisco reconhece a complexidade desta questão, face ao envolvimento de muitos países da União Europeia “em múltiplas alianças, estratégias e uma série de forças que dificultam a convergência num único projeto”. Todavia, “há um princípio que deveria ser partilhado por todos com clareza e determinação: a guerra não pode e nunca mais deve ser considerada uma solução dos conflitos”. acrescenta. E “se não compartilharem este princípio ético-político, significa que os países da Europa se afastarem do sonho originário”, concluiu o Santo Padre. “Porque a guerra é um falhanço da política e da humanidade”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+