Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abusos na Igreja

Arquidiocese de Braga disponibiliza apoio às vítimas e admite encobrimentos no passado

23 mar, 2023 - 17:32 • Ana Catarina André

Numa carta divulgada esta quinta-feira, D. José Cordeiro reconhece que "que nos últimos dias, houve mensagens confusas e contraditórias" "sobre o modo de agir da Igreja perante este flagelo hediondo" e apela à denúncia. Além do apoio às vítimas, a arquidiocese pretende também criar um manual de boas práticas e implementar programas de formação

A+ / A-

A Arquidiocese de Braga vai disponibilizar um serviço de acompanhamento psiquiátrico, psicoterapêutico e espiritual às vítimas de abuso sexual. Numa carta dirigida ao povo de Deus, divulgada esta quinta-feira, o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, apela à denúncia e informa que a comissão diocesana já escutou 28 pessoas, desde que foi criada em 2019.

“É hora de decidir e agir, como pede o Papa Francisco, afirmando que 'não basta pedir perdão às vítimas'", escreve o prelado, admitindo que no passado houve “desvalorização, encobrimentos ou silenciamentos”.

“Reconhecemos que os abusos sexuais não foram tratados como prioridade, arrastando consigo erros, omissões e negligência. Reconhecemos, ainda, que nos últimos dias, houve mensagens confusas e contraditórias e equívocos de comunicação sobre o modo de agir da Igreja perante este flagelo hediondo. Por tudo isso, pedimos perdão”, afirma D. José Cordeiro, numa mensagem que é também assinada pelos bispos auxiliares, D. Nuno Almeida e D. Delfim Gomes.

Na mesma carta, D. José Cordeiro adianta que a arquidiocese irá elaborar um “Diretório para um Ambiente seguro”, destinado a todos os que trabalham nas suas instituições, incluindo seminários, colégios, paroquias e centros sociais. Serão também implementados programas de formação permanente “que capacitem para a identificação precoce de possíveis casos de abuso e para a elaboração de mapas de risco, definindo também procedimentos”.

“Precisamos, como Igreja, de reforçar uma nova consciência sobre o poder de cada um para saber ouvir e ler os sinais de alerta”, sublinha o prelado.

Oração pelas vítimas

Seguindo as diretrizes da Conferência Episcopal, D. José Cordeiro indica ainda que está a ser preparada, para dia 20 de abril, uma jornada nacional de oração por todas as vítimas.

“O “Relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa” (14.02.2023) reforça a responsabilidade de cada um de nós. Somos todos chamados ao firme compromisso de garantir que as atividades pastorais se desenvolvam sempre em ambientes sãos e seguros.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+