Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diocese de Coimbra com lista de sete ​sacerdotes

11 mar, 2023 - 10:35

Diocese confirma em comunicado que apenas dois se encontram no ativo, sendo que um deles está sob "investigação prévia canónica".

A+ / A-

A Diocese de Coimbra também recebeu da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal uma lista, a 3 de março. Em comunicado, a diocese indica que a lista tem sete nomes de sacerdotes, alegadamente abusadores de menores.

A Diocese confirma que, dos nomes apresentados, apenas dois se encontram no ativo, sendo que um deles esteve sob "investigação prévia canónica". Este foi, igualmente, "sujeito a investigação pelo Ministério Público", sendo que o caso seguiu "para arquivamento" nas duas instâncias.

Outro sacerdote, igualmente no ativo, originou um pedido de informações à comissão independente. As informações, diz o comunicado, foram recebidas a 9 de março. "Dessas informações conclui-se que não foi praticamente nenhuma forma de abuso sexual de menor. Por esse motivo, não lhe foram impostas medidas cautelares, embora esteja em curso a investigação prévia canónica", é dito.

Cinco sacerdotes já faleceram.

[notícia atualizada às 12h52 de 11 de março de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+