Tempo
|
A+ / A-

Abusos na Igreja

Diocese de Viseu recebeu cinco nomes de alegados abusadores. "Foram tratados segundo as normas"

09 mar, 2023 - 19:12 • Ana Catarina André

Em comunicado, D. António Luciano dos Santos Costa afirma que conhecia já todos os casos

A+ / A-

A Diocese de Viseu recebeu uma lista de cinco nomes de alegados abusadores. Em comunicado, divulgado esta quinta-feira, o bispo D. António Luciano dos Santos Costa afirma que todos os casos remetidos pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica eram do seu conhecimento e assegura que “foram tratados segundo as normas aplicáveis, quer a nível canónico, quer a nível civil, tendo também sido entregues ao ministério público”.

“Manifesto, uma vez mais, a minha comunhão na dor com todas as vítimas de abusos cometidos por membros da Igreja Católica, comprometendo-me a continuar a acompanhar e a dar as melhores respostas”, refere o prelado, pedindo de novo perdão às vítimas.

“Em nome de toda a Diocese (leigos, consagrados(as) e clero), renovo o pedido de perdão a todas as vítimas de qualquer abuso na Igreja e expresso o compromisso de todo o cuidado e apoio às mesmas, empenhando-me no acompanhamento e prevenção, continuando a “dar voz ao silêncio”.

A Renascença tentou contactar a diocese de Viseu para obter mais esclarecimentos quanto às sanções aplicadas aos alegados abusadores, mas não obteve resposta até ao momento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+