Tempo
|
A+ / A-

Moçambique

Cáritas de Pemba alerta para a falta de alimentos para as vítimas do terrorismo

02 mar, 2023 - 08:06 • Olímpia Mairos

A falta de recursos para instituições como a Cáritas está a ter uma repercussão grande no número de deslocados que deixaram de ser apoiados. Em 2021, a organização católica conseguiu prestar apoio, em Pemba, a aproximadamente 120 mil famílias, mas esse número baixou drasticamente no ano passado para apenas cerca de 50 mil pessoas e a situação foi-se “agravando”.

A+ / A-

O diretor da Cáritas de Pemba, em Moçambique, alerta para a diminuição dos recursos disponíveis para as populações vítimas do terrorismo.

Em declarações à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o responsável refere que atualmente a instituição só tem três projetos, notando que “não é suficiente para o número de deslocados que Cabo Delgado tem”.

A falta de recursos para socorrer todos os deslocados, cerca de um milhão, parece estar relacionada com a guerra na Ucrânia que tem desviado o olhar de outros conflitos no mundo, refletindo-se na ajuda humanitária para milhares de pessoas.

“Há dias recebi uma chamada da administradora do [campo de deslocados de] Montepuez, solicitando apoio e alimentos e infelizmente não podemos responder porque efetivamente não temos fundos”, lamenta Manuel Nota.

O diretor da Cáritas alerta que “os fundos mesmo para emergência tendem a terminar”, considerando tratar-se de “um desafio” para a instituição.

“Estamos cientes de que a população ainda vai sofrer”, sublinha

Para este responsável, face à escassez de ajuda humanitária, há o risco de poder vir a aumentar a criminalidade, em especial nos meios urbanos.

Criminalidade pode aumentar

“Prevejo que o número de assaltos poderá vir a aumentar não porque as pessoas queiram ou gostem de fazer isso. Quem não tiver nada para comer é um desafio”, alerta Manuel Nota, sublinhando que “a Cáritas não tem como ultrapassar [esta situação], porque também depende de fundos”.

Com a falta de recursos, que está a afetar profundamente também o Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, a tendência na Cáritas de Pemba é para reduzir o número de projetos e, como consequência, o número de pessoas beneficiadas.

“A Cáritas reduziu consideravelmente o número de projetos que está a implementar, sobretudo os de emergência, de dois, três meses. Já não temos financiamento. Estamos a implementar projetos de emergência, sim, mas para a construção de abrigos e não de assistência alimentar”, explica Manuel Nota.

Também está a ser privilegiado o apoio para a compra de equipamentos agrícolas para que os deslocados, que tenham alguma porção de terreno à sua disposição, possam dedicar-se à agricultura. “Temos de potenciar isso. Dar sementes e instrumentos agrícolas no lugar de dar alimentos, porque o alimento come-se e desaparece”, acrescenta.

A falta de recursos para instituições como a Cáritas está a ter uma repercussão grande no número de deslocados que deixaram de ser apoiados. Em 2021, a organização católica conseguiu prestar apoio, em Pemba, a aproximadamente 120 mil famílias, mas esse número baixou drasticamente no ano passado para apenas cerca de 50 mil pessoas e a situação foi-se “agravando”.

“Procuramos dar o nosso máximo com os poucos recursos que temos para atender o número de pessoas possível. O nosso desejo era atender a quase todos, mas não é possível, porque nem o próprio Programa Mundial de Alimentação consegue dar cobertura em todos os sítios”, lamenta o responsável.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+