Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa admite que “comportamentos” de membros da Igreja prejudicam a sua eficácia

25 fev, 2023 - 14:00 • Lusa

Francisco aludiu, este sábado, ao julgamento das alegadas irregularidades financeiras na ruinosa venda de um prédio em Londres, pela Secretaria de Estado do Vaticano, no qual 10 pessoas são acusadas, incluindo o ex- cardeal italiano Angelo Becciu.

A+ / A-

O Papa Francisco admitiu este sábado que “certos comportamentos por parte de membros da Igreja prejudicam gravemente a sua eficácia de refletir a luz divina”.

“Nos últimos anos aumentou o número de contenciosos judiciais, bem como, em muitos casos, a gravidade das condutas conhecidas, em particular no âmbito da gestão patrimonial e financeira”, assinalou Francisco, numa intervenção na inauguração do 94.º ano judicial do Tribunal de Estado do Vaticano.

Ainda assim, o pontífice pediu que haja “clareza”, a fim de que se evite “confundir a árvore com a floresta”.

“O problema não são os julgamentos, mas os factos e comportamentos que os determinam e os tornam dolorosamente necessários. De facto, tais comportamentos por parte dos membros da Igreja prejudicam seriamente a sua eficácia em refletir a luz divina”, acrescentou.

Francisco aludiu, assim, ao julgamento das alegadas irregularidades financeiras na ruinosa venda de um prédio em Londres, pela Secretaria de Estado do Vaticano, no qual 10 pessoas são acusadas, incluindo o ex- cardeal italiano Angelo Becciu.

Nos últimos dias, o Papa estabeleceu um "motu proprio" em que "todos os bens móveis e imóveis" adquiridos pela Cúria ou por entidades relacionadas pertencem ao património "público" da Santa Sé "indivisível e soberano".

Com esta “lei”, Francisco assegura que as instituições do Vaticano possam administrar os bens que comprem, mas “sem serem os seus proprietários”, atuando sempre em nome e sob a autoridade do pontífice.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+