Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Audiência geral

Em quarta-feira de cinzas, Papa diz que a Igreja "não é um partido político nem um clube"

22 fev, 2023 - 15:24 • Aura Miguel

Na audiência geral, Francisco alertou para os riscos de se manipular o Evangelho e condenou certas divisões na Igreja, que desviam do essencial.

A+ / A-

“Tudo na Igreja deve conformar-se com as exigências do anúncio do Evangelho”, explicou esta quarta-feira de manhã o Papa, durante a audiência geral. Por isso, “cada escolha, cada uso, cada estrutura e tradição devem ser avaliados na medida em que favorecerem o anúncio de Cristo”.

Prosseguindo as catequeses sobre a paixão de evangelizar, Francisco alertou para os riscos de se manipular o Evangelho e condenou certas divisões na Igreja, que desviam do essencial.

“Por exemplo, quando uns dizem que são conservadores e outros se dizem progressistas… onde está o Espirito Santo?”, interroga-se o Papa. “Prestem atenção, que o Evangelho não é uma ideia, não é uma ideologia. O Evangelho é um anúncio que toca o coração e faz-te mudar o coração. Mas se tu te refugias numa ideia, numa ideologia, seja ela de direita, de esquerda ou do centro, estás a fazer do Evangelho um partido político, uma ideologia, um clube com pessoas”, disse Francisco.

Contra todo o tipo de reduções ideológicas, o Papa sublinhou que “é o Espírito Santo quem ilumina o caminho da Igreja”, por isso “deve ser invocado frequentemente, para que o ardor da missão não se apague, antes se intensifique na oração, e Jesus Cristo possa chegar à vida de todas as pessoas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+