Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. José Ornelas diz que abuso de crianças “é o maior escândalo da Igreja"

22 fev, 2023 - 11:00 • Henrique Cunha

O bispo de Leiria-Fátima presidiu à celebração da memória litúrgica dos Santos Pastorinhos.

A+ / A-

O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, considera que o abuso de crianças "é o maior escândalo que se pode ter dentro da Igreja".

"Os abusos de crianças é o maior escândalo que se pode ter dentro da Igreja, porque são crianças e puseram a sua confiança na Igreja, como Francisco e Jacinta, e se alguém dentro da Igreja abusa de uma criança, é a pior coisa que pode acontecer, e isso não podemos tolerar”, disse o prelado durante a celebração, a que presidiu, na Basílica da Santíssima Trindade, da memória litúrgica dos Santos Pastorinhos.

Citado pela página da Internet do Santuário de Fátima, D. José Ornelas diz que “a Igreja não deve ser um lugar estranho às crianças, tem de ser um lugar onde são acarinhadas e queridas.

"O mais estranho e o pior que se pode fazer é fazer sofrer uma criança e, particularmente, no meio da Igreja”, reforçou o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

“Não é uma luta fácil, mas é importante que se entenda e que se tomem medidas para que isto não aconteça, porque isto é o pior que pode acontecer”, rematou.

A Igreja celebrou no dia 20 de fevereiro a memória litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+