Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo de Vila Real triste e envergonhado com relatório de abusos sexuais na Igreja

15 fev, 2023 - 16:20 • Lusa

Relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja recebeu 512 testemunhos validados.

A+ / A-

O bispo de Vila Real manifestou esta quarta-feira profunda tristeza e vergonha pela realidade demonstrada no relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica, e declarou o seu pedido de perdão às vítimas.

A posição de António Augusto Azevedo foi dada a conhecer através de um comunicado, divulgado hoje e após uma reunião ordinária do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real.

Referindo-se ao relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, divulgado na segunda-feira, o bispo de Vila Real disse sentir “profunda tristeza e vergonha pela realidade manifestada”.

António Augusto Azevedo declarou o seu “pedido de perdão às vítimas” e a “necessidade de a Igreja procurar acompanhar a todos os que foram feridos por esta indignidade”.

Acrescentou ainda que este “é um tempo de purificação, em que a Igreja há de encontrar caminhos para a sua renovação”.

Também o Conselho de Presbíteros manifestou a “sua dor com todas as vítimas de abuso sexual na Igreja e, em particular, nesta diocese de Vila Real”.

Os conselheiros defenderam a “necessidade de encontrar todos os meios preventivos para que novos casos não voltem a suceder, de forma que os espaços eclesiais sejam espaços mais seguros, acolhedores e fraternos, nomeadamente para com os mais jovens e vulneráveis”.

O relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja recebeu 512 testemunhos validados, o que permitiu a extrapolação para a existência de, pelo menos, 4.815 vítimas, tendo sido enviados 25 casos para o Ministério Público.

Os dados revelaram que 97% dos abusadores eram homens e em 77% dos casos padres, além de que em 47% dos casos o abusador fazia parte das relações próximas da criança.

O estudo revela que foram relatados nove casos ocorridos no distrito de Vila Real.

O distrito de Lisboa concentra o maior número de casos (120), seguindo-se os distritos do Porto (64 casos) e de Braga (55 casos), Santarém (26 casos), Aveiro (24 casos), Leiria (21 casos), Coimbra (19 casos), Setúbal (18 casos), Viana do Castelo (15 casos), Viseu e a Região Autónoma da Madeira (14 casos), Bragança (13 casos), Évora e Guarda (12 casos) e Castelo Branco (11 casos).

Os restantes distritos do país apresentam menos de 10 casos.

O tema central do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real realizado esta quarta-feira foi a reflexão sobre a formação dos leigos, a realidade existente, as necessidades sentidas, os meios atuais e necessários à articulação da formação nas diferentes estruturas eclesiais: paróquias, arciprestados e diocese.

Se foi vítima de abuso ou conhece quem possa ter sido, não está sozinho e há vários organismos de apoio às vítimas a que pode recorrer:

- Serviço de Escuta dos Jesuítas , um “espaço seguro destinado a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abusos sexuais nas instituições da Companhia de Jesus.

Telefone: 217 543 085 (2ª a 6ª, das 9h30 às 18h) | E-mail: escutar@jesuitas.pt | Morada: Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa

- Rede Care , projeto da APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que “apoia crianças e jovens vítimas de violência sexual de forma especializada, bem como as suas famílias e amigos/as”.

Com presença em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Setúbal, Santarém, Algarve, Alentejo, Madeira e Açores.

Telefone: 22 550 29 57 | Linha gratuita de Apoio à Vítima: 116 006 | E-mail: care@apav.pt

- Comissões Diocesanas para a Protecção de Menores . São 21 e foram criadas pela Conferência Episcopal Portuguesa.

São constituídas por especialistas de várias áreas, recolhem denúncias e dão “orientações no campo da prevenção de abusos”.

Podem ser contactadas por telefone, correio ou email.

Para apoiar organizações católicas que trabalham com crianças:

- Projeto Cuidar , do CEPCEP, Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica

Se pretende partilhar o seu caso com a Renascença, pode contactar-nos de forma sigilosa, através do email: partilha@rr.pt

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    15 fev, 2023 PORTUGAL 17:52
    Ao ler o primeiro parágrafo, dei comigo a focalizar o edifício do Seminário de Vila Real e apetece-me perguntar ao Senhor Bispo da diocese de Vila Real o que é feito do Seminário. Está encerrado ou não tarda muito que veremos lá outra " PASTELEIRA "? Há coisas que encobrem outras cousas. A ver vamos.

Destaques V+