Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa no Sudão do Sul

Uma "lição" no Sudão do Sul. O testemunho de duas freiras portuguesas

05 fev, 2023 - 07:56 • Aura Miguel , enviada especial da Renascença ao Sudão do Sul, Maria Costa Lopes

As missionárias combonianas a viver no Sudão do Sul dizem ver "um povo que quer verdadeiramente paz e reconciliação" e destacam a importância de o papa ter posto o jovem país no mapa com esta viagem.

A+ / A-

"Tem sido um momento histórico". É o testemunho que fica de duas freiras portuguesas, que acompanham o Papa na sua viagem apostólica, que começou na República Democrática do Congo.

As missionárias combonianas Beta Almendra e Joana Carneiro vivem no Sudão do Sul e gostaram de ver o Papa Francisco pôr o Sudão do Sul no mapa.

"Talvez pela primeira vez o Sudão do Sul está nas nossas televisões, nas nossas rádios, não para falar de guerra, de pessoas com fome mas de um povo que quer viver em paz e reconciliação".

As missionárias combonianas falaram à Renascença, em Juba, das dificuldades que o país vive e da resiliência da população.

"São muito resilientes, viveram a guerra, vivem ainda muitos conflitos, muitas dificuldades, muita pobreza, mas têm uma esperança enorme que nos surpreende", dizem.

Para as portuguesas, viver neste país "não é duro", porque "as pessoas ensinam-nos que as dificuldades não são a última palavra da vida".

As freiras acabam o seu testemunho com um apelo - pedem que toda a população na Europa ponha os olhos no Sudão do Sul. "É realmente uma bandeira para todos nós e para todo o mundo. Devemos aprender com eles."

O Papa Francisco despede-se, este domingo, do Sudão do Sul, naquele que é o sexto dia da viagem papal a África.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+